domingo, 1 de julho de 2018

A busca pelo reconhecimento


            Desde os primórdios, o reconhecimento e a estima perante os pares sempre foi muito almejada. Muitos movimentos sociais, que surgiram no decorrer da história, se pautam na busca pelo reconhecimento de seus direitos perante a sociedade. Um dos maiores exemplos de tal fato é o movimento LGBT, que desde sua criação, nos anos 60, ainda luta pelo reconhecimento de suas demandas pelo corpo social.
            Segundo Axel Honnet, as lutas por reconhecimento possuem três esferas. A primeira é caracterizada pelo amor maternal, a segunda pelo reconhecimento do grupo como sujeitos de direitos e deveres e a terceira pela afeição dos pares. No entanto, apesar das três dimensões se completarem, as lutas por reconhecimentos pautam-se pela terceira esfera, onde se tem situações de desrespeito e a não aceitação da moral, valores e modos de vida de um grupo pela sociedade em que vive.
            Como já exposto, o movimento LGBT é um exímio exemplar das lutas pelo reconhecimento. Muitos de seus participantes não tem sua moral e modo de vida aceitos, justamente por destoarem dos padrões de relacionamentos estabelecidos. O corpo social não reconhece o que é ser homossexual, agindo por isso de forma preconceituosa, não atendendo as demandas do grupo e não fazendo valer os direitos comuns a qualquer cidadão, como a liberdade. 
            No entanto, em 2011, notou-se significativo avanço na luta pelo reconhecimento. A ADPF 4.277 reconheceu a união homoafetiva, expandido os direitos já resguardados aos casais heterossexuais para os homossexuais. Tal fato representou importante progresso, uma vez que ao estabelecer constitucionalmente a expansão dos direitos ao casamento homoafetivo, o grupo social excluído tem as situações de desrespeito amenizadas, já que finalmente obtêm o reconhecimento dos seus valores e modo de vida.
Além disso, a partir do momento que a união entre pessoas do mesmo sexo fora positivada, nota-se tendência da aceitação de tal fato pelos pares, uma vez que, a Constituição rege as ações das pessoas e determina seus atos. Ademais, o veredito a favor do movimento LGBT demostra que a sociedade está aos poucos aceitando e incorporando as pautas do grupo, mudando sua mentalidade e ampliando o reconhecimento.
Dessa forma, as lutas pelo reconhecimento pautam a maioria dos movimentos modernos, uma vez que sentir-se parte do todo, tendo suas ideias, valores, modos de vida aceitos pela sociedade sem qualquer tipo de preconceito ou desrespeito é um dos principais anseios dos grupos sociais que buscam mobilizar o direito.

Jéssica Castor Modolo – Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário