domingo, 22 de abril de 2018

Política: a práxis social


A prática deve ser compreendida como uma atividade orientada através da qual a humanidade transforma os objetos materiais e as estruturas econômicas, políticas, institucionais e outras formas de articulação social. A prática social humana é à base do conhecimento e, por conseguinte, da teoria. Um dos pensadores contemporâneos que deu mais destaque à categoria da prática foi Gramsci. Ele falou da filosofia da prática, para referir-se ao marxismo. Sem eliminar os sentidos que o conceito de práxis tem no materialismo dialético, Gramsci colocou em relevo a ideia de prática como atividade político-social. E assim deu muitas vezes um mesmo sentido aos termos de prática e de política.
Não houve, em geral, antes do século XVIII, uma preocupação da filosofia para discutir a ideia de prática em relação ao desenvolvimento da sociedade e suas transformações antropológicas. O problema da prática começou a ser colocado nos primeiros anos do século XIX pelo idealismo clássico alemão. Porém, esses filósofos estiveram longe de dar ao conceito de práxis as dimensões que teria logo no pensamento de Marx, que a considerou como uma atividade objetiva, material, fundamental, desenvolvida pelo homem, capaz de modificar a sociedade, natureza e o próprio homem.
A relação entre teoria e prática é uma relação de unidade dialética, na qual a teoria não se reduz à prática, mas, sim, sua complementariedade e sua efetivação se dão por meio da ação humana. 
A práxis social consiste em uma atividade de classes sociais que pode transformar a organização da sociedade e/ou provocarem mudanças no Estado. Essa forma de práxis é a atividade política, sendo assim, a política é uma atividade prática, pois a luta realizada pelas classes sociais está ligada à organização de seus membros, como é o caso de partidos e movimentos sociais, por exemplo, o PSol e  MTST, respectivamente.
Pode-se, então, afirmar que os movimentos sociais são mudanças e que através de uma luta organizada e consciente e com objetivos definidos são capazes de transformar a sociedade.

AKYSA SANTANA. TURMA XXXV NOTURNO. 

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