segunda-feira, 16 de abril de 2018

O Manifesto comunista em contraste com a sociedade atual.

  Em 1872 foi publicado a obra de Marx e Engels responsável por um novo desdobramento na analise social e econômica como um todo. O manifesto comunista trouxe em sua composição questões históricas e sociológicas com o fim de mobilizar uma classe para uma ruptura social. Ate hoje, respeitando todas as fases ate o pensamento idealizado final, o comunismo não foi aplicado de fato mas suas ideias circulam pelo mundo e o questionamento ainda existe: seria possível o comunismo ser aplicado?
  No manifesto temos como principal argumento de embasamento teórico da tese o fator histórico da opressão e da luta entre as classes, tal fator permeia ate hoje na sociedade com as divisões ainda existentes entre burguesia e proletariado como teorizado por Marx, o que pode deixar em aberto a possibilidade de aplicação do movimento seguindo esses padroes.
  Entretanto nossa sociedade caminhou por moldes e desdobramentos não previstos na obra, os movimentos trabalhistas conquistaram muitos avanços e mesmo ainda na questão da exploração capitalista sendo presente, o olhar social e do senso comum não se volta a exploração da mais valia pelas condições melhoradas da hora trabalhada. Como é teorizado na obra, o foco do movimento não é tirar o direito de ter sua parte nos produtos sociais mas sim tirar o poder de escravizar o trabalho do outro porem tal pensamento não chega no senso comum devido interesses maiores e toda uma alienação de conteúdos assim como um tabu gerado no conteúdo da obra.
  Pela visão atual da nossa sociedade e todo o papel midiático interferindo em nosso discernimento e pensamento coletivo, o comunismo pleno não possui chances de ser efetuado contudo algo em seus moldes pode ocorrer tendo em visto que na tese o movimento pauta soluções para assuntos diversos como conflitos internacionais entre outros. 
  Muitas ideias e soluções previstas no manifesto poderiam ser aproveitadas de forma valorosas em nossa sociedade basta que o "preconceito"em torno da obra seja superado mesmo sem que haja de fato uma revolução total do proletariado que não é previsível no mundo atual tao apegado aos valores capitalistas.

Barbara Sant Ana de Paula - 1º ano Direito Matutino.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário