sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Método marxista e o sucateamento da educação 

    O método marxista caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. Segundo essa teoria, os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais ou econômicas da sociedade. Tudo se relaciona e pode ser explicado através dos fatos materiais. O Importante para Marx é a captar detalhadamente, as articulações dos problemas em estudo, analisar as evoluções e rastrear as conexões entre os fenômenos que o envolvem.
      Esse método se baseia na interpretação da realidade, podendo ser utilizado na investigação dos mais diversos aspectos da sociedade.  Dessa forma, dentre as muitas colocações de Marx, as relativas a educação é muito interessante e importante, apesar de não conferir o foco principal do seu pensamento.
      A educação na sociedade capitalista, é segundo Marx um elemento da manutenção da hierarquia social. A igualdade política é meramente formal e não passa de uma ilusão, uma vez que a desigualdade social é concreta e inequívoca.  Atualmente a situação não é diferente da vivida por ele.
    De acordo com a concepção socialista, a educação deveria ser algo hegemônico, transformador, tendo o ser humano e a dignidade como ponto de referência. No entanto o atual sistema educativo, principalmente brasileiro, confirma o que Marx já anunciava, uma exclusão baseada na dominação. 
   Valendo-se do método marxista, ou seja, da síntese de elementos que leva a precariedade da educação é possível elencar uma série de vantagens capitalistas que colaboram para o esculacho do sistema educativo. O proletariado sem uma educação de qualidade não conquista sua consciência do sistema de classe, sua consciência política, não promove reflexões acerca da saúde, das condições de trabalho, não questiona e vende sua força de trabalho para, no máximo, continuar trabalhando. 
   Sendo assim, são extremamente importantes a concepção e o método de Marx, visto que seu método permite compreender os problemas sociais, não como um fim em si mesmo, mas sim como o amontoado de questões que permite a alienação e a formação de instrumentos de manutenção do sistema capitalista.


Jéssica Xavier
1 ano noturno

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