Augusto Comte, como principal representante da filosofia positivista, influenciou diversos pensadores e correntes filosóficas. É considerado o criador da Sociologia e foi responsável por elaborar o fundamento conhecido como Lei dos Três Estados. Essa lei propõe que o ser humano passa por três estados e que, em cada um, os fenômenos observados no universo são explicados de uma maneira diferente. Esses estados são: Teológico (fenômenos resultam da vontade de um ser sobrenatural), Metafísico (a explicação dos fenômenos vem através de forças ocultas ou seres abstratos) e Positivo (busca das Leis Naturais que explicam como os fenômenos ocorrem, descartando as causas primárias e os fins últimos).
As ideias do positivismo estão atreladas à comprovação de teorias através de métodos científicos válidos. Essa corrente filosófica exerce influência até os dias de hoje em que se fala em positivismo jurídico e também na frase ''Ordem e Progresso'' escrita na bandeira do Brasil. O positivismo de Comte também teve grande influência no sistema educacional não só por separar a religião da ciência mas por construir toda uma ideologia empírica quando se trata do estudo humano.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Positivismo, progresso e atualidade
Auguste Comte, em meio
a decadência do feudalismo e ascensão do mundo industrializado, procurou
estabelecer uma nova forma de pensamento capaz de promover o consenso social o
qual permitiria o fim da crise e o restabelecimento da ordem e esta, por sua
vez, abriria caminho para o progresso da sociedade; ou seja, a superação da crise e a reorganização
da sociedade só seriam alcançadas com uma reforma intelectual, daí o desenvolvimento
do positivismo por Comte. Para ele, todo o conhecimento passa por três estágios:
o Teológico, o Metafísico e o Positivo, sendo este último o auge do
conhecimento, pautado na observação, no empirismo e na verdade.
Comte na obra “Curso de
filosofia positiva” demonstra-se contra a explicação de fenômenos externos -
como a origem do homem - e a favor da busca pela explicação dos fatos presentes
na vida do homem, a favor de “preocupar-se unicamente em descobrir leis
efetivas do universo”. No entanto, essa ideia por si só se apresenta
incompleta já que o homem não se resume unicamente a leis. O comportamento humano
é muito mais complexo e mutável; a sociologia não pode ser comparada a uma ciência
exata já que o homem não é previsível e acaba, muitas vezes, chocando-se com as
leis – inclusive as mais simples e comuns.
Além disso, Auguste Comte
relata a necessidade de substituir a educação europeia. Para ele a educação tem
que deixar de ter um caráter teológico, metafísico e literário, para se tornar positiva
(busca por um estudo objetivo, empírico e sem intervenção religiosa). Esse estudo
positivista de Comte está extremamente e claramente presente na educação atual
o que evidencia que, apesar das críticas e do desajuste de alguns ideais de
Comte para a atualidade, o positivismo permanece bastante vivo na sociedade.
Gabriela Mosna - 1° Ano Direito Noturno
Bandeira positivista
Conhecido como Pai do Positivismo, Augusto Comte foi um
filósofo Francês que criou esse termo no século XIX. O positivismo apresenta algumas teses
fundamentais: a ciência é o único conhecimento possível e válido; o método da
ciência é puramente descritivo, no sentido de descrever os fatos e mostrar as
relações constantes entre os fatos expressos pelas leis, que permitem a previsão
dos fatos; e o método da ciência deve ser estendido a todos os campos de
indagação e da atividade humana, toda a vida humana, individual ou social, deve
ser guiada por ele. A filosofia positiva
marca o amadurecimento do espírito humano e propõe uma profunda reforma no
pensamento humano. Algo positivo é aquilo que o real está à frente ao
quimérico, o útil frente ao inútil e o certo frente ao incerto.
A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Três Estados.
Observando a evolução das concepções intelectuais da humanidade, Comte percebeu
que essa evolução passa por três estados teóricos diferentes: o estado
'teológico', o estado 'metafísico' e o estado 'positivo'. Cada ciência passa
pelos três estados da evolução, contudo a sociologia do último seria a mais
avançada das ciências.
Além disso, Comte propôs o surgimento de uma nova ciência, a Física
Social, que estudaria e reestruturaria as estruturas sociais visando o
desenvolvimento da humanidade. A física social seria a última das ciências e
resguardaria todo o conhecimento sem lugar para misticismos metafísicos e
religiosos.
Visto na bandeira nacional, “ordem e progresso” pode ser considerada a
maior contribuição da filosofia positiva, já que, segundo Comte, para se chegar
ao progresso (dinâmico) era necessária a ordem (estático). Pode-se dizer, ainda,
que outra contribuição do positivismo às ideias tenha sido a preocupação do
método. Além disso, há grande contribuição no Direito. Conhecido como juspositivismo, há uma
corrente da teoria do direito que procura explicar o fenômeno jurídico a partir do estudo
das normas positivas. Ao definir o direito, o positivismo identifica, portanto,
o conceito de direito como aquele efetivamente posto pelas autoridades que
possuem o poder político de impor as normas jurídicas.
Natalia Caetano - 1º ano - noturno
O positivismo de Comte
Augusto Comte, na segunda metade do século XIX, influenciado por pensadores
com Francis Bacon e Descartes e também pelo momento histórico (2ª Revolução
Industrial) e as grandes transformações pelas quais a sociedade estava
passando, elaborou uma nova filosofia, a filosofia positiva. Comte utilizou o
mesmo princípio de seus precursores, o de que a ciência deve descrever os fatos,
aquilo que é sujeito a comprovação empírica, e acrescentou que além disso esses
fatos constantes nos levariam a descoberta das leis que os regem e seríamos,
portanto, capazes de prever os próprios fatos.
Para se chegar a esse estado, ou seja, o estado positivo foi identificado
por Comte, de acordo com sua análise filosófica da história outros dois. O
primeiro estágio seria o teológico, onde a explicação de tudo se atribui a
entidades sobrenaturais. O segundo estágio seria o metafísico no qual o
pensamento abstrato é substituído pelos desejos pessoais. O último seria o estado
positivo onde já se teria todo o conhecimento das leis dos fenômenos aplicados
ao bem da humanidade. Esse conhecimento levaria ao surgimento de uma nova
ciência, a “Física Social” a responsável por estudar e reestruturar a sociedade
para que essa progrida, desenvolva. Para fazê-lo ainda, ela deveria cobrir
todas as outras ciências.
A ideia de Ordem e Progresso do positivismo vem da ideia de que, como
existem as leis imutáveis, deve-se existir também uma organização ESTÁTICA da
sociedade (sociologia estática) para poder dar sustentação necessária a algum desenvolvimento,
algum PROGRESSO (sociologia dinâmica).
Nota-se nessa corrente ideológica elaborada por Comte que há uma “idealização”,
uma “romantização”, pois ele a considera como sendo o a única forma de
pensamento possível, válida e também única moral, pelo fato de a moral
religiosa privilegiar o indivíduo enquanto que o positivismo valoriza o bem
comum.
Helionora Mª C. Jacinto
A estratificação social como manutenção da ordem e do poder.
August Comte criou a corrente política, filosófica e científica conhecida como Positivismo. Segundo ele o Estado Positivo seria o estágio final de amadurecimento do conhecimento enquanto explicação do mundo; ele era antecedido por estágios mais "primitivos" sendo, respectivamente, os estados teológico e metafísico. A sua proposta de uma física social, o Positivismo, tinha como princípio básico a manutenção da ordem e a reorganização dos centros urbanos que vivenciavam um período de regimes despóticos e revoluções como, por exemplo, na Inglaterra o movimento do Ludismo com a quebra das maquinas nas industrias devido a um contingente elevado de desempregados. Essas turbulências geraram não apenas um descontentamento político mas uma crise dos valores tradicionais. A teoria de Comte nasce como tentativa de reparação.
Comte propôs como método não mais a obtenção de noções absolutas mas o raciocínio por meio da observação estabelecendo relações invariáveis de similaridade que baseia-se em "leis lógicas" para a exposição dos fenômenos, ou seja, buscou formular leis que orientassem os homens na transformação da natureza. Os estudos dos ordenamentos do Estado deixa de ser idealizado e se concretiza como análise do imediado, essa sistematização é o Estado Positivista.
Para o Pai do Positivismo, as ciências deveriam mediar a profilaxia social. A sociedade Comtiana é estamental, visto que, a colocação de cada indivíduo em determinada classe e, cumprindo sua respectiva função, mantém a ordem no âmbito social. A proeminência de um governo forte e uma educação adaptada as novas necessidades da civilização moderna são os precursores do progresso. Comte é considerado um conservador dos princípios, bem como o progresso dentro dos padrões pré-estabelecidos é deliberadamente exaltado por ele. Pode-se dizer, portanto, que a sua teoria foi historicamente utilizada para justificar a dominação de um povo sobre outro. Tendo em vista o progresso e a ciência avançada como justificativas da superioridade de determinado povo ou nação, permite-se, assim, sua colocação como dominador dos demais e evidencia seu poder.
Comte propôs como método não mais a obtenção de noções absolutas mas o raciocínio por meio da observação estabelecendo relações invariáveis de similaridade que baseia-se em "leis lógicas" para a exposição dos fenômenos, ou seja, buscou formular leis que orientassem os homens na transformação da natureza. Os estudos dos ordenamentos do Estado deixa de ser idealizado e se concretiza como análise do imediado, essa sistematização é o Estado Positivista.
Para o Pai do Positivismo, as ciências deveriam mediar a profilaxia social. A sociedade Comtiana é estamental, visto que, a colocação de cada indivíduo em determinada classe e, cumprindo sua respectiva função, mantém a ordem no âmbito social. A proeminência de um governo forte e uma educação adaptada as novas necessidades da civilização moderna são os precursores do progresso. Comte é considerado um conservador dos princípios, bem como o progresso dentro dos padrões pré-estabelecidos é deliberadamente exaltado por ele. Pode-se dizer, portanto, que a sua teoria foi historicamente utilizada para justificar a dominação de um povo sobre outro. Tendo em vista o progresso e a ciência avançada como justificativas da superioridade de determinado povo ou nação, permite-se, assim, sua colocação como dominador dos demais e evidencia seu poder.
Positivismo em foco
O positivismo valoriza de forma contundente a ciência como o único método e o único fim para se buscar conhecimento. Por isso, o método científico deve se estender a todas as esferas da vida humana, a fim de encontrar leis fixas para analisar o funcionamento da sociedade. Seu precursor foi Augusto Comte, que estabaleceu um paradigma para as ciências sociais, e é considerado o pai da Sociologia, pois aproximou sua análise sociológica da física newtoniana.
A filosofia positivista levou a uma grande reforma no pensamento humano ao propor a existência de três estados de desenvolvimento do conhecimento dos homens. São eles, ordenadamente, o estado teológico, metafísico e positivo. No estado teológico, os homens buscam explicar os fenômenos por meio da ação de seres sobrenaturais. Todavia, esse estágio, apesar de falho, é indispensável para dar início a construção do pensamento. O segundo estágio, metafísico, serve essencialmente como um momento de transição, onde os argumentos e explicações são racionais, entretanto abstratos. O estágio final e fixo é o positivo, quando a compreensão do mundo se torna verdadeira, e o conhecimento produzido é útil para melhorar a sociedade.
Comte defendia uma reforma na educação, de modo a estabelecer uma ordem de funcionamento e análise. Assim seria possível manter a coesão social. Seu pensamento influenciou a formação do cenário cultural brasileiro, assim como de alguns pensadores durante o surgimento da República, e mesmo após muitos anos ainda é possível observar traços positivistas no contexto educacional do Brasil. Entretanto, um ponto extremamente contestado atualmente no pensamento positivista é a manutenção da ordem e a análise da sociedade utilizando leis invariáveis, pois as mudanças ocorrem intermitentemente, de modo que não é possível ter uma única interpretação dos fatos, e muitas vezes a mudança precisa se dar rompendo com movimentos e instituições de pensamento e ação tradicionais.
Gabriela Passos Ramos Alves - 1º Direito Diurno
Comte e o positivismo
A filosofia positivista marca o
amadurecimento do espírito humano; é a primeira a definir precisamente o
objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. As
concepções positivas se desprenderam da mistura supersticiosa e escolástica que
encobria o verdadeiro caráter de todos os trabalhos filosóficos anteriores. Seu
primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês
Auguste Comte.
Comte defende que a construção do
nosso conhecimento passa por 3 estados diferentes, são eles: teológico (fenômenos são explicados
como produzidos pela ação de agentes sobrenaturais); metafísico (os agentes sobrenaturais são substituídos por forças
abstratas) e positivo (nega as
noções absolutas preocupando-se com a descoberta das leis que regem os
fenômenos).
Segundo Comte, a filosofia
positivista ainda não abrange todos os fenômenos. O uso dos métodos teológicos
e metafísicos ainda são predominantes nos fenômenos sociais, essa é uma lacuna
que o positivismo ainda não preencheu. Portanto, resta a fundação da física social
para constituição definitiva da filosofia positivista.
A proposta positivista possui
quatro propriedades fundamentais, são elas: a descoberta das “leis lógicas” dos
fenômenos; a reforma geral no sistema educacional, acabando assim com o
isolamento das ciências; a defesa de que a filosofia positiva exige a combinação
de várias ciências; e por último, a consideração da filosofia positiva como a
base sólida da reorganização social, culpando a coexistência de 3 filosofias
opostas (teológica, metafísica e positiva) pela desordem natural.
Bruna Ianela Corrêa - 1º ano Direito Noturno
Pensamento Sistematizado
Augusto Comte fundamentou uma nova forma de pensamento científico, além de criar uma nova ciência, a Sociologia. Seu pensamento baseava-se na descrição, na experimentação, no conhecimento concreto das coisas, daí provém o conceito do positivismo, ciência na qual tudo o que se é conhecimento deve ser "positivado", comprovado, não depender de conhecimento subjetivo.
Nosso sistema de leis foi extremamente fundamentado no sistema positivista. Nossos militares, desde a fundação da República, sempre levaram em conta os preceitos de Comte, incluindo inclusive seu famoso conceito de "ordem e progresso" na bandeira nacional. O método de legislar baseado em Comte tem suas vantagens, uma vez que define a lei a ser seguida, cria uma legalidade sólida. O problema surge quando a sociedade muda e se necessita adequar as leis à nova realidade social. O autor acreditava que a sociedade poderia ser encarada como se encara uma ciência exata, mas que para isso seria necessário estudo aprofundado, afirmações facilmente questionáveis.
As ciências humanas são consideradas "ciências menores" pelos estudiosos de ciências exatas por sua subjetividade. O que não conseguem ver é que na realidade, isso é o que as torna ainda maiores. As possibilidades regem as ciências humanas e é isso que as faz complexas e fascinantes. Não convém o pensamento positivista em nossa sociedade atual. O ser humano muda seu comportamento cada vez mais rapidamente, não há como se utilizar de uma descrição pré-definida, a sociedade é falta de definição, é isso que a faz grandiosa.
Victor Luiz Pereira de Andrade - Direito Matutino - 1° Ano
Nosso sistema de leis foi extremamente fundamentado no sistema positivista. Nossos militares, desde a fundação da República, sempre levaram em conta os preceitos de Comte, incluindo inclusive seu famoso conceito de "ordem e progresso" na bandeira nacional. O método de legislar baseado em Comte tem suas vantagens, uma vez que define a lei a ser seguida, cria uma legalidade sólida. O problema surge quando a sociedade muda e se necessita adequar as leis à nova realidade social. O autor acreditava que a sociedade poderia ser encarada como se encara uma ciência exata, mas que para isso seria necessário estudo aprofundado, afirmações facilmente questionáveis.
As ciências humanas são consideradas "ciências menores" pelos estudiosos de ciências exatas por sua subjetividade. O que não conseguem ver é que na realidade, isso é o que as torna ainda maiores. As possibilidades regem as ciências humanas e é isso que as faz complexas e fascinantes. Não convém o pensamento positivista em nossa sociedade atual. O ser humano muda seu comportamento cada vez mais rapidamente, não há como se utilizar de uma descrição pré-definida, a sociedade é falta de definição, é isso que a faz grandiosa.
Victor Luiz Pereira de Andrade - Direito Matutino - 1° Ano
Comte e a Ordem Social
Augusto Comte considerado o pai do positivismo vivenciou a
maior parte de sua vida durante o século XIX na França, período de inúmeras
conturbações socias e políticas, como alternância de regimes despóticos e
revoluções sucessivas, o que propiciou a criação de uma nova corrente filosófica
visando a busca da interpretação real da sociedade.
O pensamento positivista pregava a Lei dos Três Estados, que
compreendia a ordem social desvinculada da Teologia -animismo, politeísmo e
monoteísmo- , isto é, a sociedade não mais estaria subordinada ao Poder Divino,
mas sim conduzida ao Poder Metafísico -segundo Estado que explica fenômenos provenientes de forças
ocultas- e posteriormente, como fruto do progresso humano, conduzida ao Estado Positivo, que,
influenciado pela perspectiva racionalista sugere a busca do conhecimento
absoluto inerente ao esclarecimento científico da natureza e seus fatos.
Portanto, Comte ao objetivar a ordem como instrumento
fundamental do conhecimento humano intrínseco a lógica científica, teoriza não
só a realidade social através de uma perspectiva cética, como também influencia
a história do Brasil, sobretudo na criação do lema “Ordem e Progresso”.
Adriane Oliveira, 1º ano - noturno
Evolução do pensamento científico
No pensamento de Augusto Comte a sociedade deve ser reorganizada por meio de uma completa reforma intelectual do homem, possibilitando aos mesmos novas formas de pensar de acordo com a ciência. Para tal, Comte desenvolve um sistema que se baseia em três pilares básicos: primeiro a Filosofia da história, segundo a fundamentação e a classificação das ciências baseadas na Filosofia positiva e terceiro a Sociologia que determina a estrutura e os processos de modificação da sociedade, permitindo a reforma das instituições.
Dentro da Filosofia da história, Comte apresenta seu pensamento mais marcante, a Lei dos três estados. Essa lei compreende que as ciências, o espírito humano e o conhecimento desenvolvem-se a através de três fases diferentes: o Estado teológico(onde o homem busca explicar a natureza por meio de seres sobrenaturais), o Estado metafísico(onde "forças" são concebidas para explicar os diferentes fenômenos) e por último o Estado positivo, no qual ocorre a subordinação da imaginação e da argumentação a observação.
A visão positiva dos fatos não busca compreender as causas dos fenômenos como ocorre com as visões teológicas e metafísicas que tentam explicar a "natureza íntima" das coisas, bem como sua origem. A visão positiva se concentra na pesquisa, na busca por compreender as relações existente entre os fenômenos observados.
O desenvolvimento da ciência está condicionado a periodização dos três estados, sendo que a ciência jamais atingirá a compreensão absoluta dos seus objetos observados. Além disso, Comte classifica as ciências de acordo com o seu grau de complexidade, sendo a Sociologia a ciência mais complexa para ele.
Júnior Henrique de Campos - 1º Direito noturno.