domingo, 12 de outubro de 2014

O Materialismo Dialético e a Evolução do Direito


Assim como a sociedade, o direito também evolui, se modifica, para atender os anseios da população e resolver questões cada vez mais complexas. Dessa forma, o materialismo dialético surge como um meio de evolução do direito e fornece a possibilidade de suprir as necessidades da sociedade em constante transformação.
Em um mundo material cada vez mais cheio de novas possibilidades e novas perspectivas como o atual, o materialismo dialético de Marx e Engels é fator determinante em questões como legalização do aborto, união homoafetiva, legalização das drogas, pesquisa com células-tronco, entre outros.
Marx e Engels consideravam o mundo algo fora da compreenção e do controle humano, algo material, cujo o movimento gera os fenômenos que movem a sociedade. Assim como o mundo, a evolução do direito também é algo inerente ao ser humano, depende de mudanças materiais acima do controle humano.
Mudanças sociais e mudanças jurúidicas são ambas mudanças materiais que fogem do controle humano, restando às pessoas apenas a certeza da influência do materialismo dialético nesses dois processos.

Yeda Crescente Mela, 
1º direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário