domingo, 18 de maio de 2014

As causas do fato social

  É possível estabelecer diversas relações entre os pensamentos de Durkheim e os linchamentos que estão ocorrendo no Brasil, o que mostra o caráter atual que suas ideias possuem.
  Primeiramente, analisando os fatos segundo à luz de Durkheim, somos levados à pensar nas causas que produzem tal fenômeno, pois para ele esse é o papel da sociologia funcionalista, pensar por um viés funcionalista seria ver como os fatos sociais se originaram e ganharam a função que possuem.  
  Segundo a pesquisadora, Ariadne Natal, as causas são a falta de apoio da polícia, por vezes corrupta, omissa ou até mesmo despreparada, a descrença na justiça e a certeza de que não haverá punição para o criminoso, tais problemas estariam gerando nas pessoas o desejo e a necessidade de resolver os problemas com as próprias mãos.
  Por adição a função de tal ato social seria fazer justiça, segundo o pensamento das pessoas que participam dos linchamentos, por isso elas não veem tal ato como bárbaro, cruel e brutal, pois seria algo necessário já que o governo não toma nenhuma atitude.
  Há também quem diga que tais ações ocorrem por atitudes animalescas e meramente irracionais, mas à luz de Durkheim, que afirmava que a explicação de um fato social nunca vai estar em uma perspectiva individual e psicológica ou que derive da natureza humana, a situação é muito mais complexa e envolve toda a estrutura social, é preciso levar em conta a consciência coletiva.
  Os linchamentos estão acontecendo cada vez com mais frequência e isso pode estar se tornando um fato social patológico e uma anomia, que para Émile seria o maior mal, pois uma sociedade desgarrada tenderia a desaparecer.   


Karen Yumi Saito
1° ano - noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário