domingo, 4 de maio de 2014

O que realmente importa dos rolezinhos

A temática sobre os rolezinhos tem sido uma das mais polêmicas dos últimos tempos. A existência de inúmeras controvérsias sobre a melhor atitude tomar sobre essa manifestação jovem é algo gerador de discussões intermináveis. Mas o que causa tantas opiniões divergentes? Talvez a disputa de classes pelo espaço; ou dizendo de outra maneira, a disputa de diferentes grupos pelo privilégio do lugar. Essa afirmação é deduzida através de uma olhada rápida sobre o assunto. E qual seria a visão sobre uma perspectiva positivista? Olhando por esse modo, a problemática dos rolezinhos estaria na destruição da ordem. Além da alteração da ordem social, há também alteração na ordem mesmo, quando se fala de ambientes pacíficos.
A presença de um grande número de  jovens da periferia, que vivem em uma realidade social distinta de grande parte dos frequentadores dos shoppings pode ser considerada como uma quebra de ordem.
E a confusão que ocorre entre os jovens nesses ambiente também pode ser considerada uma quebra de ordem dentro da perspectiva positivista.
Há opiniões favoráveis e desfavoráveis sobre essas reuniões denominadas rolezinhos. Acredito que olhando da visão positivista, os rolezinhos viram uma coisa negativa; pois a falta de ordem é uma coisa negativa para o positivismo. Mas como explicitado durante o texto, essa é apenas a perspectiva positivista. É apenas uma forma de analisar algo que tomou uma proporção enorme pauta brasileira. O que causa a discussão é justamente a possibilidade de poder olhar de diversas maneiras para esse evento. Não é preciso portanto, uma única e absoluta decisão.

Mislene dos Santos Alves, 1º ano, Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário