segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A marcha burguesa

A atuação de Marx e Engels na sociedade extrapola a escrita de um manifesto, o Manifesto Comunista. Através dessa obra, tão falada e estudada dentro das ciências humanas, há a faísca de uma modificação social que se concretiza ao longo dos anos.
A luta de classes é não só um movimento por eles previsto, como também uma constante no nosso dia a dia, afinal a defesa dos interesses burgueses só fez-se fortificar ao longo do tempo. É, todavia, perigoso defender que o proletariado deveria assumir o poder e colocar fim à opressão vivida durante toda a dominação burguesa, uma vez que o comportamento dos primeiros não pode ser previsto e, assim, não há garantias de que os papeis se inverterão, mas a realidade nada sofrerá de novo.
É preciso pensar, ainda, que foi esse jeito burguês, iniciado na Revolução Industrial Inglesa que promoveu e sustentou nosso modo de vida atual. Marx e Engels já afirmavam que a burguesia logo seria capaz de envolver o mundo e isso de fato ocorreu. Hoje, em questão de segundos, notícias de todos os países são acessadas por smartphones e quando os celulares não são capazes de tais feitos eles são mais que ultrapassados.
As crianças passam por uma reforma educacional, na qual conhecer a virtualidade e as tecnologias que se reinventam a cada segundo é tão, se não mais, essencial quanto saber fazer contas e usar adequadamente pronomes, sujeitos e adjetivos.
O fato é que o mundo está submisso à ordem social, econômica e tecnológica ditada pelas grandes empresas que ocuparam os lugares dos senhores feudais. Esse confronto de soberanias não estatais gerou o policentrismo do poder que dificulta a execução de uma democracia integra e eficaz.
Afirma-se, assim, que essa ordem prevista e enunciada por tais pensadores sociólogos não só se concretizou como faz o mundo marchar no ritmo que acompanhamos atualmente. Assim, talvez a inversão de papeis defendida no manifesto comunista e a negação ao modo de vida liberalista sejam alguns pontos impostos devido à surpresa e à incompatibilidade dessa realidade próxima com os planos e desejos de igualdade entre as classes.

Bárbara Andrade Borges - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário