segunda-feira, 27 de maio de 2013

Socialismo testado

            O termo "Socialismo Real"  tem sido utilizado ultimamente para se referir aos processos revolucionários que ocorreram durante o século XX, e que carregam alguma carga atributiva às ideias propostas por Marx e Engels.
            As lutas de classes existiram desde que se criou o conceito de propriedade privada, remontando-se a um período anterior ao Capitalismo, já que havia esta propriedade até mesmo na sociedade romana. No entanto, com o desenrolar da Revolução Industrial, as disparidades entre as classes se tornaram mais evidentes e, com isso, surgiram alguns teóricos socialistas que imaginaram uma sociedade baseada no equilíbrio econômico-social das pessoas, tais como Charles Fourier e Robert Owen.
           Porém, apesar da dedicação e das boas intenções, essas idéias socialistas careciam de fundamentos científicos, estes pensadores idealizavam uma sociedade perfeita, mas viável apenas em suas cabeças. No entanto, na segunda metade do século XIX, a luta dos trabalhadores se eleva a um novo patamar. O aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo e o acirramento da luta de classes lança novos elementos que serão estudados por 2 pensadores alemães, Friederich Engels e Karl Marx.
        Em 1880, Engels lança sua obra com os ideais socialistas, mas pautando-se em uma análise científica da humanidade e seu desenvolvimento histórico. Ele cria o socialismo científico, que se utiliza de ideais racionais para se atingir o desejado objetivo.
          Com a ruína dos movimentos socialistas, principalmente com a queda do muro de Berlim e da URSS, houve uma ampla divulgação  de que o capitalismo havia superado o socialismo proposto por Marx e Engels. Todavia, o Socialismo Real praticado naqueles países baseava-se em fatos como o unipartidarismo e a repressão, podendo-se afirmar, assim, que o Socialismo Científico imaginado pelos dois autores nunca tenha sido posto em prática, diferenciando-se daquele, pois enaltecia a soberania popular e clamava haver a necessidade de existirem meios de produção para serem utilizados beneficiando-se os indivíduos.
        Não se pode contestar a importância desses autores, uma vez que nenhum pensador conseguiu refutá-los, tentando apenas reproduzir a polêmica entre um socialismo ideal e o que pode ser colocado em prática ignorando que isso já fora feito com a fundamentação do Socialismo Científico pelos 2 autores alemães. 






                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário