sexta-feira, 12 de abril de 2013

Os Fatos de Durkheim

    Durkheim define “Fato Social” como uma característica adquirida exteriormente pelo ser humano, ou seja, não é algo que nasce com o homem. Tal fato pode ser comparado a um molde, pois através de pressões, vai ajustando o indivíduo para que se encaixe na sociedade.

    Essa pressão não é notada senão vagamente, já que é necessária  ao indivíduo ; e pode se fazer de várias formas como: exclusão do sujeito à sociedade, preconceito, prejuízo financeiro, dentre outros.
    Os moldes supracitados foram elaborados ao longo do tempo por convenções, isto é, hábitos considerados corretos passaram a ser forçadamente transmitidos entre as gerações, como na educação de pai para filho ou de professor para aluno. Por se tornarem tão normais, tais pressões se transformaram em hábitos propriamente ditos.
    Entretanto os fatos sociais só se caracterizam de fato ao se tornarem coletivos, além do mais, nem todos os fenômenos inerentes á vida humana podem ser caracterizados como fatos sociais, cabendo então a outras ciências interpretá-los.

Cesar Felipe Simão Cano - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário