segunda-feira, 8 de abril de 2013

Influências e reflexos positivistas- Neocolonialismo e Darwinismo Social.


   Os resquícios positivistas são visíveis até hoje, e apesar de traçadas críticas, sua relevância é inegável. Para tanto, Augusto Comte, precursor da chamada filosofia positiva, consolida o estudo da sociedade por meio do método, desvencilhando-se do abstrato e procurando afastar-se do metafísico para que assim chegasse à compreensão da realidade de maneira concreta. A partir disso, denominou-se a Física Social que posteriormente foi consolidada como Sociologia.
O alicerce do estudo positivista acerca da sociedade encontra-se, sobretudo, na designação dos três estágios da construção do conhecimento. Primeiro o estágio teológico cujas explicações para os fenômenos são atribuídos a algo sobrenatural. Em segundo o estágio metafísico no qual há destaque para a capacidade de observação, assim os fenômenos relacionavam-se às causas naturais. Já o último estágio, e suposto mais evoluído deles, o positivo estruturado na ciência e na razão. Além dos estágios evolutivos, destacam-se dois movimentos positivistas para alcançar uma sociedade evoluída são estes: estático (ordem) e dinâmico (progresso).
Tendo em vista tais elementos característicos, é possível relacioná-los com o contexto histórico vigente na época. A Europa estava inserida em novas organizações sociais e econômicas devido a Revolução Industrial e o mundo burguês industrial. Além da época marcada pelo cientificismo, que ganhara força com o Iluminismo, novos questionamentos surgiam juntamente com a necessidade de explicar a nova configuração social e as diferenças entre as culturas dominadas. Sendo assim, o Neocolonialismo europeu na África, Ásia e América pode ter sido justificado por meio dessa perspectiva positivista, visto que demais culturas representavam estágios muitas vezes teológicos ou metafísicos, se comparado a Europa cujo caráter evolutivo do conhecimento e da organização social era supostamente superior. Pode-se associar também ao Darwinismo Social que consiste na adaptação da teoria de evolução das espécies para a evolução da sociedade, tal mecanismo pode funcionar como pretexto para colonização, dominação e aculturação europeia sobre diversos povos. Assim, é válida uma crítica ao caráter eurocêntrico que tal pensamento pode assumir.
Não obstante, os preceitos da ordem social são de extrema importância para o desenvolvimento e solidificação de uma sociedade. Comte, a partir do seu método de análise, propõe as bases para o estudo sociológico além de influenciar muitos modelos políticos, o que confluiria nas interpretações que perpetuam hodierna e sistematicamente.


Dayana Moura Dezena ( 1° ano direito diurno-unesp / Aula 4-Augusto Comte-Positivismo).


Um comentário:

  1. oi,falando 4 anos depois da sua postagem.me diga.Voce conseguiu se formar?kk
    p.s: seu texto está muito bom

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