segunda-feira, 11 de março de 2013

A "benção" da ignorância


            Em O Discurso do Método, Descartes aborda o tema da importância da razão para adquirir o conhecimento real, e como esse conhecimento é um essencial formador do caráter, juízo e espirito humano. A importancia de saber diferenciar o correto do enganoso, de aceitar erros e buscar cada vez mais a verdade, tomando como princípio a razão, tornaria a convivência humana mais harmônica.
A habilidade de pensar de forma racional difere a humanidade de animais selvagens, essa é a teoria ampla, mas saindo do plano generalizado e partindo de pontos mais específicos, consegue-se observar que, com a globalização, pensamentos, teoria e ideias são formadas por um pequeno grupo (com amplos poderes econômicos e consequentemente políticos) e disseminados para toda uma população. Essa povo manipulado acredita em sua liberdade de pensar, de agir, de tomar conclusões, quando na verdade, são direcionados para um mesmo fim intelectual.
Desse modo, a busca pela verdade partindo da razão está em desuso em uma sociedade em que a ignorância parte não da consciência de que o conhecimento existente é extremamente amplo para ser estudado em uma vida humana, mas sim da falta de conhecimento em geral.

Micaela Amorim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário