segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência"








O Manifesto Comunista é uma obra de Karl Marx e Friedrich Engels que visa estudar a então situação econômica e social do século XIX. É um discurso inflamado que introduz as revolucionárias ideias do comunismo e denuncia o vigente sistema capitalista. As opiniões expressas durante a obra chamam a atenção por permanecerem ainda atuais, mesmo no século XXI.
O principal objetivo da obra é incitar os trabalhadores de todo o mundo, explorados e descontentes, a se unirem e, assim, constituírem uma grande e invencível força que agiria contra a ordem capitalista. Tal afirmação encontra sua máxima na célebre expressão “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”, que se tornou um dos mais famosos gritos de protesto do socialismo.
A obra trata de assuntos atuais como a obtenção de lucros como principal meta do sistema capitalista e da exploração da mão de obra proletária para a obtenção deste. Marx entende que toda a história humana é impulsionada pela luta entre a classe operária e a classe burguesa, a explorada e a exploradora, respectivamente, demonstrando como o sistema capitalista aumenta ainda mais essa rivalidade, além de agravar a diferença social entre tais classes, aumentando a pobreza e diminuindo as já precárias condições de vida dos que trabalham para atribuir uma maior riqueza aos que exploram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário