Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Campo de atuação da Sociologia
Em "O que é um fato social?", primeiro capítulo de sua obra, Émilie Durkhein discorre sobre a delimitação do objeto de estudo da Sociologia: o fato social; e visa diferenciar o campo de atuação desta das demais disciplinas que estudam o homem, tais quais a Psicologia e Biologia.
Para caracterizar o Fato Social o autor analisa um conjunto de regras, crenças e valores externos, cujas aplicações não são inerentes a existência humana e, portanto, pertencem ao "social". É observado também o caráter coercitivo e geral de tais normas, que são capazes de se impor aos indivíduos e são exercidas pela maior parte da sociedade. Procura estabelecer a diferença entre o fato social e as encarnações individuais.
Em linhas gerais o autor defende o avanço gradual das civilizações, mostrando-se sempre um passo a frente da civilização primitiva ou sucessora. No entanto no descompasso entre o novo sistema sócio-econômico e um sistema científico e moral, capaz de manter a vertente social coesa e equilibrada, consiste o maior problema da sociedade moderna. Tendo como referencial teórico o pensamento positivo, Durkhein utiliza um método objetivo e neutro, postulado pelas ciências naturais, visando, desta forma, institucionalizar e legitimar a Sociologia no meio acadêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário