domingo, 8 de abril de 2012

O método

     Em busca de um conhecimento verdadeiro, a sociedade através do tempo desenvolveu vários métodos. Um desses, criado por René Descartes, ao utilizar da dedução, nos leva a considerações sobre o próprio existir. No livro Discurso sobre o método, ele nos mostra o seu método e o caminho que seguiu para desenvolvê-lo. 
     O método de Descartes não é simples.  Para atingir o conhecimento real de algo, não podemos nos deixar ser influenciados por falsas ciências ou baseados em teorias vãs.  De acordo com ele, devemos recomeçar do zero, nos fundamentando em algo sólido, o nosso pensamento.
    O pensar é a maior verdade que conhecemos, pois o ato de realiza-lo é prova de nossa existência, então, o que criamos em nossa mente deve ser o real. Porém ele nos alerta que nem tudo aquilo que pensamos é verdade, apensa o que nos é claro podem ser verdade. A partir das nossas ideias claras, devemos separar, com a ajuda da razão, aquilo que é realmente racional.
     Se não utilizarmos da razão, podemos chegar a pensamentos que parecem verdades para nós, como o céu ser azul, mas com o seu auxilio, percebemos que existe algo a mais, ao ver que quando chega à noite, o céu é negro.  
                                                                                            Murilo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário