domingo, 8 de abril de 2012

Fragilidade do Conhecimento

     Como podemos ter certeza de que o que pensamos é algo real? Numa era onde a busca por informações está a um clique, o nosso pensamento fica perdido entre tantas teorias e ilusões. No livro Novum Organum, publicado por Francis Bacon em 1620, o filósofo questiona a utilidade do conhecimento e a sua veracidade. 
     Dizia Bacon que a experiência é o caminho para nos mostrar a verdade, ou seja, para comprovar nossas teorias, temos que colocá-las em pratica. Fazemos isso nos mais variados assuntos, procuramos provas que evidenciem o que observamos da natureza. 
     Mas nos enganamos ao achar que o caminho é fácil. Existem pedras em nosso caminho, que nos iludem a imaginar coisas e elaborar pensamentos cada vez mais distantes da realidade. Os ídolos, de acordo com Francis Bacon, são essas pedras. Eles nos fazem interpretar o mundo de uma forma como não é o real.
     Para nos livrarmos dessas pedras, devemos treinar nossa mente, utilizar de métodos que coloquem nosso pensamento em ordem, guia-lo para o verdadeiro conhecimento. Ao experimentarmos, aplicar o que criamos no imaginário no plano real, podemos chegar a conhecimentos úteis ao ser humano, que o ajudam a encarar o mundo de uma forma mais convicta e a evitar tropeços, nas pedras do caminho.
                                                                      Murilo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário