segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Preço que se paga

 Tema: " Direito e Meio Ambiente entre o público e o privado"
        Discussões acerca do meio ambiente e sustentabilidade estão presentes em qualquer contexto da sociedade contemporânea. A responsabilidade política para a efetivação de acordos, realização de convenções e criação de protocolos é extremamente necessária, e cabe ao Direito, atuar como mediador e regulador de todos esses processos. Entretanto, até onde o Direito é capaz de influenciar em uma mudança efetiva de atitudes e pensamentos?
        A grande problematização da questão ambiental deve-se a sua interferência real na vida de todo ser vivo: o impacto de qualquer desastre ambiental é capaz de influenciar em todo o planeta, seja social, político ou economicamente. O Direito Ambiental liga-se a proteção da natureza e possibilita a regulação de um desenvolvimento sustentável, é a normatização da relação entre o homem e o meio em que ele  vive.
        A atuação das esferas públicas e privadas pode ocorrer em âmbitos e campos diferentes ,mas o poder de atuação de ambas é grande, e muitas vezes complementares. Na esfera privada, há uma dependência muita grande da conscientização de cada indivíduo. Em uma sociedade tão ligada a industrialização e ao consumismo, é raro modificar o 'estilo de vida' para um mais sustentável: a maioria das pessoas acredita que tomando apenas algumas atitudes está contribuindo para mudanças, como fechar torneira, separação de lixo orgânico e reciclável porém, a mudança deve ser radical: o consumismo e tecnologia são uns dos maiores inimigos da natureza, as pessoas querem novidades. É difícil conciliar medidas realmente válidas com a sociedade atual. O descaso pela maioria é facilmente perceptível entretanto, uma conscientização em massa é mais difícil ainda.
        A esfera pública engloba os Estados e os cidadãos constituinte dos mesmo, o governo é responsável por muitas decisões de impacto ambiental  e por opinar na maioria das questões internacionais a respeito. A união entre Estados é imprescindível para soluções de grande magnitude:problemas podem ser locais, mas as consequências abrangem a todos.
        Disponível em <http://preservar-meio-ambiente.blogspot.com/>. Acesso em 10/10/2011
        A necessidade de preservação ambiental é evidente e urgente. O direito proporciona uma regulamentação e embasamento para que isso ocorra, mas de nada adianta se não houver uma conscientização global da necessidade de mudança de atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário