segunda-feira, 2 de maio de 2011

Le positivisme d'Auguste Comte

Augusto Comte foi um filósofo francês, um dos maiores pensadores de sua época. É o criador do posivitismo e da sociologia.
Existiram dois tipos de visões anteriores à sua : o teológico e o metafísico. O primeiro pensamento pode ser considerado o mais rudimentar, no qual Deus é a explicação dos fatos. No segundo, são usados forças abstratas ao invés da divindade( ambos são importantes para o surgimento das ideias dos francês).
Depois delas, veio o método positivista de Comte, que é um aperfeiçoamento dos anteriores. Neste, o principal objeto é "ver para prever, afim de prover", ou seja, conhecer a realidade para que haja uma previsão bastante precisa do futuro , através de nossos atos.
Como já dito anteriormente, Auguste criou a sociologia, não com esse nome. Para ele, é necessário uma ciência que estudasse o homem, em sociedade. Em sua visão, o positivismo ajudaria a melhorar o mundo, e conseqüentemente, o homem. É importante ressaltar a importância da solidariedade em organizações; atualmente, esta esta escassa e não é muito fácil de ser vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário