segunda-feira, 2 de maio de 2011

Idiossincrasia


As ideias proposta no texto "Curso de Filosofia Positiva", de Auguste Comte, são na maioria das vezes má interpretadas por outros pensadores, que acreditam que os ideais do autor e da filosofia que ele defende transformam os seres biológicos em sistemas físicos. As críticas se estendem também quando Comte afirma que o espírito positivista deveria ser melhor compreendido pelos operários, que tinham suas funções ligadas e em contato direto com a natureza, o que nem sempre é verdade.
Para que as ideias de Comte sejam melhores assimiladas é necessário fazer a divisão de estágios de conhecimento que ele próprio fez. Primeiramente, é importante ressaltar que cada um dos estágios "infra" citados ocorre pela racionalidade presente no ser humano. E, para Comte esses estágios estão em ordem crescente de evolução epistemológica.
O Estágio inicial, conhecido como Teológico é marcado pela tentativa de buscar a arché, apesar dessa palavra ter sido criada apenas posteriormente. Nesse estágio o censo crítico é menor, caracterizando uma infância do conhecimento humano, por isso o apego ao sobrenatural. Exemplos clássicos desse estágio é o politeísmo ou mesmo o animismo.
O Estágio secundário, conhecido como Metafísico é caracterizado por amadurecimento do conhecimento, a arché ainda é objeto de cogitação, maso grau crítico para as respostas dadas pelo homem se eleva. O homem busca analisar os motivos de forma racional e abstrata. E, são exemplos dessa evolução os chamados alquimistas e os astrólogos, que tentam fazer investigações científicas, mas são atrapalhados pelas quimeras do estágio inicial. O que pode marcar mudança entre esses estágios é a crença em um único DEUS.
O Estágio final é o mais completo e reflete o amadurecimento sofrido nos outros estágios. A arché deixa espaço para procura de outros conhecimentos, como por exemplo os meios que levaram ao surgimento de todas as coisas, que de uma forma mais abrangente é a própria ciência. Nesse estágio surge as ideias conhecidas como positivistas, que são justificadas pelo método científico.
O positivismo e a solidariedade abordada por ele, no meu ponto de vista, mostra que as inter relações do ser humano são necessária para a manutenção da sociedade e cabe a própria Sociologia o estudo dessas relações. Afinal, o mundo só evoluiria plenamente se o ser humano respeitasse e entendesse a função individual exercida e que essa função é indispensável para a manutenção da sociedade, nesse ponto concordo com Comte, seja a pessoa um advogado ou um pedreiro, cada um exerce uma função e isso faz com que a sociedade evolua. O conhecimento, tanto técnico como científico, auxiliam na superação da fragilidade filosófica do ser humano, segundo Comte.
Por fim, se o positivismo de Comte tivesse sido realizado em toda sua plenitude estaríamos vivendo não em casas, mas em colméias.

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