sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ensaio sobre Durkheim

Émile Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, em 1887 quando é nomeado professor de pedagogia e de ciência social na faculdade de Bordeaux, no sul da França.

Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade. Desse modo, a sociedade tem precedente lógico sobre o indivíduo. Define-se, assim, como objetivo da sociologia o fato social, em que: “[...] todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interesse social” (DURKHEIM, 1999, p. 1).

Todavia, nem todos os fenômenos que ocorrem no âmbito da sociedade podem ser considerados como fato social. Assim sendo, “[...] só há fato social quando existe uma organização definida” (DURKHEIM, 1999, p. 4), como regras jurídicas, dogmas religiosos, morais, etc.

Portanto, conforme definição do próprio Durkheim, fato social, é: [...] toda maneira de fazer, fixado ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (DURKHEIM, 1999, p. 13).

Verificam-se, num fato social, três características: exterioridade (provem da sociedade e não do indivíduo), coercitividade (impostas pela sociedade ao indivíduo) e generalidade (têm uma existência independente do indivíduo).

Além disso, para Durkheim, a primeira regra fundamental é considerar os fatos sociais como coisas, segundo o qual: “[...] as coisas sociais só se realizam através dos homens; elas são um produto da atividade humana” (DURKHEIM, 1999, p. 18).

É preciso portanto considerar os fenômenos sociais em si mesmos, separados dos sujeitos conscientes que os concebem; é preciso estudá-los de fora, como coisas exteriores, pois é nessa qualidade que eles se apresentam a nós. (DURKHEIM, 1999, p. 28).

Durkheim considera os fatos sociais como coisas, pois procura eliminar completamente a influência dos fatos subjetivos e individuais, garantindo, assim, a imparcialidade e a neutralidade.

Vale ressaltar sobre a importância de se analisar, primeiramente, as coisas, abandonando-se, dessa forma, as pré-noções que se tem de mundo.

Durkheim procura, pois, identificar a vida social do indivíduo de acordo com a sociedade, tendo esta um papel fundamental na vida social do indivíduo, haja vista a interferência da sociedade sobre a conduta humana.

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