domingo, 5 de maio de 2024

Funcionalismo: O Fato Social e sua função na organização das sociedades

  Nas sociedades capitalistas, para o organismo social funcionar por meio das instituições como Estado, igreja, escola, família e outros, há uma situação de dependência da solidariedade orgânica. Contudo, com o passar dos séculos, diversos movimentos sociais vêm tentando romper algumas dessas influências sobre os comportamentos sociais, por exemplo a influência da igreja sobre esse organismo.

  Hodiernamente, as movimentações contra a estrutura do organismo social faz-se necessária, pois não basta uma sociedade entender as funções de cada instituição e aceitá-las como primordial ou se dar por satisfeitas. Isto é, ao passar das décadas vimos como as lutas dos movimentos negro, LGBTQIA+, o feminismo e outros têm sido importante para promover mudanças, ainda que pequenas, mas são extremamente necessárias para o modo de organização da sociedade contemporânea.

  Ademais, como Durkheim dizia que os fatos sociais são a forma de entender os padrões e comportamentos da sociedade, para além disso é necessário promover mudanças a fim de que as instituições sejam iguais a todos, ou seja, garantir o Direito Universal dentro do organismo social, ainda que, àqueles que se movimentarem contra esse organismo estarão suscetíveis a punição, como dito pelo sociólogo.

  Por fim, apesar do funcionalismo buscar compreender os fatos sociais, é necessário às mudanças sociais a fim de que os problemas existentes sejam minimizados o máximo possível. Dessa forma, há a possibilidade concreta das instituições coercitivas serem expandidas a toda sociedade e, garantir direitos de igualdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário