quarta-feira, 1 de maio de 2024

FATO OU FAKE?

 Para Durkheim, fatos sociais são ações, pensamentos e sensações que possuem influencia externa, impostos como costumes e direitos sobre o individuo. Pensando nessa afirmativa, sobre como o pensamento coletivo levam a sociedade a criar hábitos em comum, é valido questionar: qual é a motivação das "fake News" e o que as levam a serem disseminadas com tanta velocidade? 

"Fake News", é um termo dado para quando informações inverídicas, e sem nenhuma fonte confiável, são repassadas para as pessoas de maneira rápida, criando assim uma corrente de desinformações concentradas (normalmente) em redes sociais. Por conta da demanda de informações redigidas no mundo atual, a quantidade de acontecimentos geram, em diversas paginas, repercussões numerosas derivado do interesse da população pelo assunto, porém, em muitos momentos, essas informações não revisadas, podem dar início a uma fake News através do compartilhamento sem o mínimo conhecimento da verdade sobre os fatos. O Grande problema começa, quando a pessoa que reproduz a mídia falsa não procura saber sobre sua origem, fazendo-a acreditar naquilo que é compartilhado, passando para frente o novo conteúdo que aprendeu. A partir disso, a próxima pessoa que recebeu o conteúdo, confiará na sua veracidade e também passará adiante e o mesmo acontecerá com os próximos que receberão as notícias. Dando assim, início  a um hábito de compartilhamento de noticias sem o costume de verificar a veracidade do  documento compartilhado.

  Dentro da realidade atual, o que tem-se como “ fake News”, pode ser dado como um fato social, uma vez que as correntes de ações sobre os falsos anúncios sofrem uma influencia externa, dada a realidade onde uma sociedade criou, por costume, a ação coletiva de compartilhar noticias sem uma pesquisa fundamentada na obtenção da autenticidade do exposto. 

Portanto, pensando em como o fato social revela as ações humanas individuais influenciadas por ações humanas externas, a motivação da fake News é o hábito de distribuir informações sem a mínima pesquisa da autenticidade do texto, criando assim, uma cultura de desinformação  motivada pela ação do costume coletivo. 


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