segunda-feira, 1 de abril de 2024

Fato Social de Durkheim e o Estado Natural de Rousseau

 O sociólogo Émile Durkheim estabeleceu o conceito de Fato Social, o qual refere-se a força do modo como o indivíduo deva agir em sociedade, uma vez que as regras sociais  fortemente unem os indivíduos.  Isso também enquadra-se na perspectiva da Solidariedade social, tendo em vista essa ''consciência coletiva'', por exemplo utilizar talheres durantes as refeições.

 Esse pensamento não permite o Estado Natural do ser humano, defendido pelo filósofo francês Jean- Jacques Rousseau, já que afirmava que o homem era corrompido pela sociedade, além desta o acorrentar e impedir que ele de fato seja bom e livre. O filme '' A Lenda de Tarzan'' remonta isso, pois o protagonista prefere deixar sua vida como nobre em Londres para voltar a viver nas florestas da África. Dessa maneira, por ter crescido nesse ambiente sem a presença do fato social, o ambiente urbano juntamente com as suas atribuições como Lorde não foram suficientes a fim de suprir esse desejo viver o Estado Natural.

   Diante dessas considerações, torna-se evidente a existência  dessas condutas a fim de a sociedade evitar anomia e promover uma harmonia através das instituições como: escola, justiça, família, prisão e universidade.  Dessa forma, impede que o Estado Natural impere sobre os indivíduos, assim como a sobreposição às regras sociais.

                                                                            Anna Luiza Marino Dourado - Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário