segunda-feira, 1 de abril de 2024

As consequências do funcionalismo na modernidade

O funcionalismo, teoria sociológica que busca compreender a sociedade a partir da análise das funções desempenhadas pelas diferentes partes que a forma, enfatiza a dependência de inúmeros fatores que ocasionam a harmonia entre as instituições sociais

Tais instituições sociais desempenham funções específicas que contribuem para a estabilidade e o equilíbrio da sociedade, funções essas que podem ser intencionalmente planejadas e reconhecidas, quanto não intencionais e boa parte das vezes não percebidos.

Um dos principais teóricos do funcionalismo é Durkheim, que enfatizou a importância da coesão social e do consenso nas sociedades modernas. Durkheim defendia que as instituições sociais desempenham um papel fundamental na promoção da solidariedade social e na regulação do comportamento humano.

 O funcionalismo também ainda hoje é alvo de críticas, sob a perspectiva que essa abordagem tende a negligenciar os conflitos e as desigualdades sociais, focando apenas na manutenção da ordem social, além de ser conservador, ao justificar e propagar as estruturas sociais existentes. Porém, o funcionalismo continua sendo uma abordagem importante para a compreensão da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário