segunda-feira, 1 de abril de 2024

A influência do pensamento positivista nas ações da população brasileira

 A república brasileira nasceu do golpe civil-militar contra a monarquia de Portugal, sendo inspirada por lemas positivistas, como aquele escrito na bandeira: “Ordem e Progresso”, retirado dos ideais de Augusto Comte. O pensamento positivista no Brasil não foi repercutido apenas no início da república, mas segue influenciando as ações populacionais presentes. 

É necessário ressaltar como o pensamento positivista de ordenação social gera uma ascendência nas determinações judiciais tomadas, que acarretam na decisão individual e moral do cidadão. Desse modo, o positivismo é utilizado para criação de uma máscara social que visa o bem estar da população, mas não dos indivíduos dessa comunidade, onde manter a ordem e o progresso se encontra acima das necessidades individuais. 

Dessa maneira, o pensamento positivista é destacado no caso da menina de onze anos que foi impedida de fazer aborto após estupro em Santa Catarina, onde a criança foi impedida de interromper a gestação e mantida em abrigo pela justiça para evitar o aborto. Nesse sentido, o Estado, visando manter a ordem social, a visão de família e não “banalizar” o aborto, mais uma vez não pensa no indivíduo, mas sim no que aquela ação dele pode repercurtir socialmente, tendenciando a ignorar as necessidades do cidadão para manter a visão bem aceita pela sociedade. 

Em suma, o positivismo tem agido na contemporaneidade como organizador da vida social, onde seus pensamentos ultrapassados ainda acarretam negativamente na convivência e liberdade individual.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário