segunda-feira, 1 de abril de 2024

A educação como construtora do fato social e da família

 

            A família que serviu e ainda serve de modelo para sociedade sempre foi constituída de relações heterossexuais e ligada ao conservadorismo, ou seja, não poderia ser iniciada por um casal homoafetivo ou ter algum integrante que fizesse parte da comunidade LGBTQIA+, além de ter outros aspectos que podem fugir desse modelo padronizado. Visto isso, é importante falar que a educação, tanto nas escolas quanto dentro de casa, é um dos grandes fatores que possibilitou a construção da família tradicional.

           De início, é importante entender que a educação contribui para o estabelecimento desse modelo de família. Isso, porque o ensino de crianças, que estão aprendendo do início e não possuem pré-julgamentos, é algo fundamental que vai influenciar muito na inserção do indivíduo na sociedade e no seu comportamento. Tendo em vista isso, a educação dentro de casa, que na grande maioria das vezes é conservadora, e a educação nas escolas, que, apesar de ser mais sujeita à mudanças, ainda é muito baseada em fatores tradicionais, são extremamente determinantes para o ser humano que a criança irá se tornar.

             Ademais, é possível relacionar a influência que a educação tem sobre a civilização com o conceito, explicado por Émile Durkheim, do fato social, o qual é aquilo que não depende do indivíduo e que molda suas ações em sociedade. Há um relacionamento, uma vez que, a partir do momento em que por anos a educação repassa os mesmos ensinamentos para a sociedade, eles são normalizados e, logo, se tornam fatos sociais, pois a sociedade já vai impor ao indivíduo esses ensinamentos. O casal homoafetivo evidencia isso quando tenta, por exemplo, adotar uma criança para iniciar uma família e não obtém sucesso, por conta do preconceito e do fato social sobre a família ser constituída somente com base em um homem e uma mulher juntos, que são repassados ano após ano indiretamente e diretamente pela educação de modo geral. Em livros escolares também é possível ver isso, já que raramente alguém vai ver neles uma família não tradicional.

             Portanto, a educação tem papel de destaque na composição de um modelo padrão de família na sociedade, além de ter relação direta com a geração de um fato social, conceito introduzido por Durkheim.

Henrique Ventura Romano - Direito noturno

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