segunda-feira, 18 de março de 2024

Demanda do pensar

 

No atual cenário da sociedade, em meio a tanta disponibilidade de informação, ocorre-se também a propagação de falsas informações, as chamadas fake news. Tendo isso em vista, fica ainda questionável a confiança de fato, pois mesmo em meio a ampla tecnologia, fica-se este perigo. Pode-se assimilar a esta questão uma reflexão sobre a busca da verdade, no ambiente opulento de dados, quando paramos para nos perguntar se algo é realmente verídico? E por que nos perguntaríamos se aquilo é verdade? No que implica?

Destarte, vale ressaltar a ideia de dúvida fundamental do francês René Descartes, evidenciada na frase “penso logo existo”. Na prática, a teoria do filósofo é sedimentada justamente sem verdades, pois é a dúvida direcionada que nos fará destrinchar a verossimilhança de determinado objeto. Dessa forma, é critério para compreender a vivência, o pensamento e o ato de duvidar, assim sendo, também é necessário atualmente ocorrer essa dúvida focalizando as informações modernas.

Outrossim, mesmo com a ideia do pensar evidenciada, ainda não se torna um método popular, o que resultaria em menores abas para desinformação. Porém, a impopularidade do método há sistematização, ocorre de maneira estruturada, pois como se sabe, há desigualdade social no presente contexto, o que resulta em carência educacional para determinadas classes. Dessa maneira, a desqualificação causada é questão pública, nicho administrativo, o que pode ser verificado no conceito de “imaginação sociológica” proposto pelo sociólogo Charles Wright Mills.

Logo, a temática abordada pelo sociólogo estadunidense retrata o pensamento de influência da sociedade para as pessoas que a compõe. Ou seja, com problemas estruturais na organização social, será obrigatoriamente refletido nos cidadãos, estes, que devido a carência informacional correta, estarão sujeitos inconscientemente ao que for lhes apresentado, sem uma devida noção sobre o contexto que se ocorre e a posição histórica da sociedade que estão inseridos. Portanto, trata-se de uma base científica social que deveria ser mais bem composta, integrando o saber da dúvida e a noção social histórica, para que o povo não seja prejudicado em cenário com falsas ideologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário