domingo, 17 de março de 2024

Ciência: um processo de adesão linear.

Tomando os séculos renascentistas como base, quando o conhecimento tomava rumo à razão e menos à teologia, tinha-se como tendência uma fortificação cada vez maior da ciência e do método. No entanto, é triste de se ver que, hoje, há tanto empenho por parte da sociedade não só brasileira, mas mundial, em sucatear e desmistificar a ciência e o conhecimento com fundamento.

Nesse sentido, sob a ótica de C. Wright Mills, a imaginação sociológica, isto é, a capacidade de ver as relações entre a vida pessoal e social de uma forma mais ampla e profunda, é essencial para o entendimento de cada indivíduo sobre sua própria existência. Entretanto, tal capacidade é muitas vezes negligenciada pelo corpo social e acontecimentos que são parte de um padrão são, muitas vezes, vistos como casos particulares. Um exemplo disso é o aumento dos quadros de transtornos mentais e, sobretudo, de óbitos por lesões autoprovocadas no Brasil, que, segundo o jornal da USP, duplicaram nos últimos 20 anos. Tal aumento é muitas vezes visto como uma particularidade de cada indivíduo ao invés de se considerar o impacto dos problemas sociais, ambientais e econômicos que acometem a sociedade nesse período, como a desigualdade social, aquecimento global e pandemia, por exemplo.

Assim, com essa desassociação da imaginação sociológica, vê-se que o pensamento crítico e metódico também é afetado na atualidade, em que, com a midiatização do conhecimento, a verdade fica, muitas vezes, perdida em meio a notícias falsas e discursos de ódio, que baseiam muitas teorias da conspiração. Dessa forma, a defesa de Descartes a favor do questionamento de tudo cai em desuso quando põe-se em destaque os movimentos terraplanista e anti-vacina, que tomaram força nos últimos anos.

Logo, pode-se dizer que a tendência científica que se estabeleceu no Renascentismo não foi um processo linear, contando com avanços e retrocessos, como os exemplos supracitados. Portanto, o empenho em prol da razão não deve cessar, mesmo que não haja um único caminho, seja pela imaginação sociológica de Mills, seja pelo método de Descartes e muitos outros.

Raquel Freitas Colaço - Direito Noturno. RA: 241223253.

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