segunda-feira, 18 de março de 2024

A influência do positivismo de Comte nos lemas políticos brasileiros.

    De acordo com o filósofo irlandês Edmund Burke, “Aqueles que não conhecem a história estão fadadas a repeti-la”. Sob essa perspectiva, é válido ressaltar que o contexto político-social dos escritos positivistas de Comte foi de agitação e fervilhamento revolucionário, mesmo contexto visto durante a bipolarização das eleições de 2022. Sendo assim, é notável que a história se repetiu por estar inserida no mesmo cenário em épocas distintas, o que pode ser exemplificado inclusive pelo 8 de janeiro.

      Desse modo, é necessário primeiramente a compreensão do positivismo como uma corrente que prevê a primazia da sociedade sobre o indivíduo, sociedade esta que é a emoldurada pelos moldes conversadores com conceitos enraizados como o de família e o de pátria. Tal pensamento se dissolve ate mesmo em lemas políticos, como por exemplo “Deus, pátria, família” ou “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, formulados pela campanha política de 2018 do ex-presidente do Brasil. Ademais, os mesmos traduzem o sentimento da fé do povo ao tocar no íntimo com a referência a algo religioso, buscando comoção nacional através do sentimentalismo presente em assuntos de religião, família e patriotismo.

     Contudo, tal primícia é antiga, visto que o próprio lema da bandeira brasileira “Ordem e Progresso” foi originado de bases positivistas. Sob esse viés, o trecho “Não somente a ativa procura do bem público será, sem cessar, considerada como o modo mais próprio de assegurar comumente a felicidade privada graças a uma influência ao mesmo tempo mais direta e mais pura e, finalmente, mais eficaz” [Discurso sobre o Espírito Positivo, p. 77] traduz bem a noção e o porquê de assumir esse papel de vincular felicidade ao bem público sobre o parâmetro pessoal de felicidade. Correlacionando com a bandeira, manter a ordem em virtude do progresso é a maneira de manter o estado bem e manter a felicidade do povo, segundo o positivismo.

       Portanto, é nítido como a sociedade enfrenta problemas atuais que possuem raízes em preceitos antigos, mesmo após décadas. Não apenas perpetuou-se o mesmo pensamento, mas o mesmo não se atualizou e manteve-se no imaginário popular. Diante disso, o positivismo no Brasil atualmente andou ao lado de atitudes antidemocráticas e discursos que propagam o conservadorismo, influenciados por Comte. Por fim, uma parte da população, dominada pela comoção, finge não enxergar essa questão e apenas reproduzir tais discursos e atos.

Francielle Arruda Tinti 1°semestre Direito (Matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário