segunda-feira, 18 de março de 2024

A era das fake News e o fim da valorização da verdade

Pensadores modernos foram responsáveis por grandes pesquisas que visaram a busca pela verdade, entre eles Francis Bacon e Descartes , os quais trabalharam em métodos para acabar com falsas verdades e dogmas.

Entretanto, atualmente, com a era digital, a disseminação das tão faladas fake News se mostram cada vez mais comuns. Tais notícias falsas se espalham com rapidez, se referem a diversos aspectos do cotidiano e são capazes de gerar grandes consequências, principalmente na área política-podendo até mesmo alterar resultados eleitorais- sendo portanto considerado um perigo à democracia assim como a saúde pública, como observamos durante a pandemia de COVID 19.

Nesse contexto, todo o aparato criado para derrubar falácias,como a negação de todas as verdades reconhecidas para Descartes até  o método de indução de Bacon, hodiernamente são deixados de lado em função da aceitação do conteúdo digital sem procedência compartilhado cotidianamente nas redes sociais como Instagram, YouTube e WhatsApp.

Paralelamente, cria-se então uma massa de indivíduos controlados indiretamente por terceiros, com o intuito da promoção de seus interesses, sejam eles políticos/ou econômicos. Consequentemente, a aceitação das notícias falsas são responsáveis também por criar na população uma visão de túnel que os doutrinam.

Assim, atualmente vivemos em uma realidade na qual a verdade não é mais ambicionada e mentiras são aceitas e ditas como dotadas de veracidade, comprometendo não só o pessoal como também o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário