sábado, 1 de abril de 2023

POSITIVISMO NAS FORÇAS ARMADAS: DE 1889 ATÉ HOJE

Apesar de ser pouco conhecido pelo o brasileiro e vir de uma realidade distante do Brasil moderno, o pensamento do positivista Auguste Comte teve e ainda tem grande influência na realidade brasileira, sendo isso mais evidente na bandeira brasileira, onde está estampado “Ordem e Progresso”, frase retirada do lema positivista “Amor como princípio e ordem como base; Progresso como meta”, deixando claro a influência profunda que o positivismo teve na construção do Brasil moderno.

Essa influência se deu em parte pela já mencionada ideia da importância da ordem para conseguir o progresso, o que naturalmente em um país instável como o Brasil leva a procura de uma figura para trazer essa ordem, historicamente sendo as forças armadas quem ocupam essa função. Isso se deve a imagem que elas vendem de uma estrutura hierárquica de obediência com rígida organização, o que aparenta ser ideal para cumprir esse papel e constrói o ideal dos militares como um grupo messiânico que irá salvar o Brasil tanto neles mesmos quanto na população geral. 

Retomando o exemplo da bandeira, se voltarmos para a sua origem dá para observar o momento em que o positivismo se tornou um pensamento predominante, a proclamação da república, movimento liderado por militares de influência positivista que queriam trazer o progresso com essa mudança de governo e colocaram a já mencionada frase na nova bandeira que foi criada nesse momento e dura até hoje por tal influência. Porém, a república oligárquica que se formou subsequentemente não agradou a todos, o que ajudou na formação do movimento tenentista, que tinha a mesma linha de pensamento das forças armadas trazerem melhorias para a nação. Essa mentalidade eventualmente leva ao golpe de 64 e atinge seu ápice durante a ditadura militar, se popularizando para a população geral com o uso da máquina de propaganda do Estado, o que a fortaleceu o suficiente para ela ainda ser importante hoje em dia.

Essa importância é vista nos dias de hoje nos vários bolsonaristas que queriam que as forças armadas ‘salvassem o Brasil’ (dessem um golpe) depois da derrota do Bolsonaro e a vitória do Lula nas eleições, pois eles seriam os únicos confiáveis a instaurar a ordem contra a ‘ameaça comunista', algo que vários militares concordam, como é visto pelos vários deles com cargos políticos que são até hoje bolsonaristas.

Assim se vê uma das formas de como o positivismo de Comte perdura até os dias de hoje, ainda tendo, apesar de sua relativa obscuridade, grande influência política em como ele moldou uma das instituições mais poderosas da nação, as forças armadas, o que pode ser visto na contínua aparição do pensamento de linha positivista em militares desde a época da publicação de Comte de seu pensamento no século XIX.



Gabriel de Alencar Fernandes 

1° ano de direito matutino

RA: 231222701


Nenhum comentário:

Postar um comentário