segunda-feira, 3 de abril de 2023

Positivismo e Moral

 

A Física Social, segundo Auguste Comte, trataria do estudo das superações das sociedades pelas próprias sociedades, cada uma ligada a anterior e a seguinte. Cada superação seria resultado de uma crise social e o progresso deveria ser constante. A fim de otimizar o progresso social, a ordem positivista, baseada na ciência, deveria organizar a sociedade.

          Nos dias atuais, o positivismo ainda se faz presente, porém distorcido. Grupos de extrema direita, sobretudo no Brasil, utilizam dos conceitos de Comte para justificar que uma sociedade norteada por seus ideais morais seria melhor e progrediria. Ironicamente, o estado teológico, visto como já superado no século XIX por Comte, é resgatado por esses mesmos grupos com o intuito de reestabelecer a ordem e finalmente cessar a crise moral, essa responsável por todos os problemas sociais.

          Na realidade, o que acontece é uma nostálgica tentativa de regredir a um tempo que não existiu. O passado não era melhor por ser mais moralmente “controlado”, simplesmente porque não se pode qualificar a Moral. Diferentes culturas e diferentes tempos tratarão da Moral de diferentes formas, pois suas concepções morais são fruto da realidade em que vivem. 

 

Nathan Batista de Araujo - 231220103 

primeiro ano de direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário