segunda-feira, 3 de abril de 2023

Ordem e Progresso para quem?

O Positivismo, uma corrente teórica fundada por Auguste Comte no séc. XIX, tinha a ciência como norteadora do progresso social e única fonte legítima de conhecimento. Para os positivistas, apenas o conhecimento legítimo vem a partir de uma comprovação feita pelo método científico. Aqui no Brasil, esta corrente ganhou vários adeptos como os militares e os republicanos. 

Para que houvesse a consolidação da República, por meio de um golpe militar no ano de 1889, a principal ideia  do Positivismo, “ordem e progresso”, foi estampada em nossa bandeira. Entretanto, o lema que nossa bandeira carrega, não floresceu como a sociedade esperava e gostaria. Antes mesmo que a Primeira República chegasse ao fim, a política brasileira já vinha sofrendo diversos ataques à democracia, como a implantação do voto de cabresto. 

Ainda nos dias atuais temos a presença do pensamento Positivista na nossa sociedade atual, em que muitas vezes conservadores utilizam do lema “ordem e progresso” para defender ideais que ferem o mesmo, fazendo com que em vez da sociedade progrida, retroaja. Como tivemos em anos pandemicos, em que a eficácia das vacinas contra covid foi questionada por muitos, causando uma "desordem" e acarretando em uma incerteza sobre a ciência, enquanto a mesma em vez de progredir nos estudos sobre as vacinas, teve que se desgastar produzindo materiais que continuasse de fato comprovando a eficácia das mesmas.


Lohane Rodrigues de Abreu


RA: 231223251


Direito - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário