sábado, 8 de abril de 2023

Funcionalismo para quem ?

 Em março de 2021 a CDF (Congregação para Doutrina da Fé) anunciou que qualquer benção para casamentos entre pessoas do mesmo sexo seria considerada ilícita, e de acordo com a instituição: ‘’Deus não pode abençoar o pecado’’, esta doutrina se baseia na definição de que somente casais heterossexuais estariam seguindo as normas estabelecidas pela igreja do que seria ideal. Isto também ocorre fora da religião, onde a sociedade determina o que é aceito e o que não é, e no segundo caso, estes são extremamente marginalizados.

  O funcionalismo de Emile Durkheim é fundamentado na mesma teoria: organização para o funcionamento da sociedade, olhando para o coletivo e não para o indivíduo em si, acarretando deste modo a segregação de grupos específicos. A convenção social de como determinadas pessoas devem agir, provoca a expectativa imposta de que devem seguir o que é determinado pelo centro, deste modo ao desviarem desta predestinação estão condenados ao julgamento dos demais. 

  No entanto Grada Kilomba tem uma perspectiva diferente: ‘’A margem é um local que nutre nossa capacidade de resistir a opressão de transformar e imaginar mundos alternativos e novos discursos’’, ou seja ao invés do contentamento da situação de exclusão, a resistência deve prevalecer, e com ela a projeção de novos espaços. Deste modo, a imposição de lugares baseados em fatos sociais anteriores aos indivíduos é sempre atrelada ao medo de ultrapassar os limites que foram pré impostos, estando necessariamente conectada ao preconceito.

Aluna: Heloísa Calixto da Silva       Ra:231224631

1° ano Direito Matutino 08/04/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário