domingo, 9 de abril de 2023

A conciência coletiva e a Páscoa

     A consciência coletiva é um mecanismo de integração social pesquisado principalmente pelo sociólogo francês Émile Durkheim, onde define como um conjunto conhecimentos e valores socioculturais comuns de uma sociedade a tal ponto em que indivíduos com pensamentos diferentes expressem mesmos comportamentos, favorecendo a integração social. Esse mecanismo existe desde o início da formação dos grupamentos sociais para sobrevivência dos seres humanos no período da pré-história e continua até os períodos atuais, ajudando a desenvolver identidades sociais, como o período da Páscoa. 

De pronto, a consciência coletiva é vista como uma ferramenta para manter a ordem e estabilidade da sociedade, portanto, essa ideia está sempre sendo alterada e adaptado para a realidade social de seu tempo. Com isso, diversas tradições são construídas e adaptadas para suas respectivas comunidades, porém seguindo muitas vezes um padrão, um exemplo de costume seria a celebração da Pascoa. A Páscoa surgiu primeiramente como um feriado religioso para os cristãos se reúnem celebrarem a ressurreição de Jesus Cristo, onde a celebrado se inicia a partir do começo da semana santa, com diversas festividades e cultos de cunho religioso, como as Paixão de Cristo (encenações da crucificação e ressurreição de cristo). 

No entanto, parte da sociedade não pratica o cristianismo, porém essa data ainda é celebrada. Como descrito anteriormente, esse mecanismo está em constante evolução, porém pedaços dessa tradição continuam, como o encontro das famílias e amigos para passarem essa data juntas, apenas para aproveitarem o tempo juntas. A tradição de reunir a família auxilia a desenvolver laços fraternos mais fortes entre seus membros, garantindo assim uma convivência saudável entre eles. 

Desta forma, a consciência coletiva auxilia a construir a identidade social e tradições independente das características individuais do indivíduo, auxiliando assim na coesão social. E o período da Páscoa incentiva principalmente a confraternização, pois independente da crença religiosa, todos querem se encontrar com seus entes queridos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário