sexta-feira, 24 de março de 2023

O Novo Ensino Médio e as consequências na antecipação da mente.

 Durante o governo do ex presidente Michel Temer em 2017, foi aprovada a instauração de uma reforma no currículo escolar: o Novo Ensino Médio. O programa visa a implantação de um itinerário técnico formativo, isto é: a grade de disciplinas obrigatórias como história, geografia, sociologia e filosofia, foi substituída pelo ensino técnico majoritariamente voltado para inserção direta dos estudantes no mercado de trabalho, substituindo uma geração de seres pensantes em mão de obra para subempregos. Esta mudança é contraria ao pensamento da Imaginação Sociológica de Charles Mill, que defende a importância da reflexão do indivíduo sobre o contexto onde esta inserido no mundo, causando um déficit educacional humanista, limitando o conhecimento de acordo com o meio.

 Tal crítica também pode ser relacionada a teoria do filósofo Francis Bacon: a interpretação da natureza e antecipação da mente, que divide o saber em dois caminhos: a ciência (resultado de experimentações e estudo aprofundado) e o senso comum. Este último é de fácil acesso e transmissão, deste modo é previsto que seja o mais escolhido para alcançar a sabedoria. Na prática a hipótese se conclui, já que no Novo Ensino Médio a exclusão de disciplinas que levariam o individuo a verdade, levam certeiramente ao conhecimento popular. Como consequência, a disseminação de falsas informações e a falta de senso crítico predominam na sociedade, sendo a principal artimanha para o controle do povo. A manipulação de massas é proporcional a isso, uma vez que sem parâmetros comparativos e distinção da verdade, a população fica vulnerável a desinformações e alienada ao que julga ser verdade, assim como no governo do ex presidente Jair Bolsonaro (que foi extremamente influente na propagação de campanhas antivacinas e negacionistas) que instigou seus simpatizantes a aderirem da antecipação citada por Bacon. Os efeitos são absurdos, de acordo com a jornalista Tatiana Notaro, o novo ensino médio é apoiado pela maioria da população independentemente de terem declarado duvidas sobre o assunto, havendo extrema contradição e falta de conhecimento do tema.

 A ciência do direito e as disciplinas humanistas mostram-se de grande importância nestas questões, uma vez que são responsáveis pela transmissão de informações verificáveis e seguras, e estão ligadas diretamente a interpretação da natureza e a libertação da imaginação sociológica defendida pelos filósofos. Desta maneira, o impacto da mudança na educação seria percebido e analisado com mais importância e consciência se toda a população tivesse acesso a reflexão causadas por elas.


Aluna: Heloísa Calixto da Silva 

Ra: 231224631/ 1°ano Direito Matutino 

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