quinta-feira, 23 de março de 2023

O direito como o fator da ciência capaz de transformar realidades

 O direito tem como função impor regras e princípios para regular a vida social e, talvez o seu objetivo mais admirável, é o de garantir que as pessoas tenham acesso à coisas básicas, que não atingem todos na mesma intensidade. Na visão do sociólogo Wright Mills o homem tem consciência de sua própria existência e de outras a sua volta, mas não conhece a comunidade onde vive,  como um todo, pois é individualista.  Para viver em sociedade é preciso entender as situações das pessoas em sua volta, sair de uma perspectiva individual para uma sociológica, essa que troca o individualismo pelo o coletivismo, o direito trabalha em entender como a sociedade funciona, e assim, criar sistemas para uma vida mais equitativa. Essa ciência, diferente de como muitos pensam, deve atender demandas das minorias, essas que precisam de uma espécie de “braço direito”, que garante a execução de questões básicas aos seres humanos. Portanto cabe ao profissional dessa área, observar e entender o mundo de uma maneira crítica, no sentido que sempre pode melhorar, torná-lo mais justo. É a oportunidade de entregar humanidade àqueles que estão segregados do mundo atual capitalista.

O poder tem como função exercer autoridade sobre uma pessoa, coisa ou ação. O direito vem como solução para a centralização do poder que leva à opressão. Para garantir a isonomia entre os indivíduos na contemporaneidade e na teoria. Pois na prática e realidade da sociedade, existe um paradoxo em que muitos que possuem a ciência do direito, conhecimento sobre tal área exercem um poder sobre aquele que não tem, contribuindo assim, para a manutenção de de um sistema sem equidade ou igualdade na prática. Exemplificado por diferentes casos em que o réu é influente na sociedade de maneira a não ser julgado de forma coerente, e assim, é beneficiado pela estrutura social. De maneira totalmente diferente, pessoas menos privilegiadas “pagam” por crimes que não cometeram ou são julgados de maneira injusta. Dessa forma, o direito deve intervir para mudar situações como essas, a parte da ciência responsável por isso. 

A ideia de ciência desenvolvida por René Descartes e Francis Bacon consiste na junção entre  racionalização e observação e assim resultando na acepção da realidade, cabe aos cientistas, às pessoas entenderem racionalmente como e onde vivem e, então propor mudanças, no sentido de evoluir como sociedade…

 

Maria Eduarda Souza Vasconcellos – RA:231220651. 1* ano direito matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário