domingo, 26 de março de 2023

Como o estudo da imaginação sociológica nos permite compreender a problemática da desigualdade de gênero?

O estudo da imaginação sociológica é uma das contribuições mais importantes do sociólogo Charles Wright Mills, pois esse envolvia a capacidade de pensar além dos limites da experiência pessoal e compreender as conexões entre a história individual e a história social. Ele acreditava que essa capacitação, é fundamental para uma compreensão mais profunda dos problemas sociais, assim como para a formulação de "soluções" para essas questões.

Assim, nos permite ver, como as normas culturais em torno da masculinidade e da feminilidade afetam a maneira como homens e mulheres são vistos e tratados na sociedade, em um contexto histórico e global. Ao olhar para a história e para outras culturas, podemos observar como as normas de gênero evoluíram ao longo do tempo e em diferentes enredos culturais. Todavia, tais normas, ainda podem levar a disparidades no mercado de trabalho, na educação e na política, e podem afetar negativamente as oportunidades e o bem-estar das mulheres.

Ademais, a imaginação sociológica nos ajuda a observar como a desigualdade de gênero é perpetuada pelas instituições sociais, como por exemplo, o sistema de justiça criminal. Ao examinar as políticas e práticas dessas organizações, podemos identificar como elas afetam desproporcionalmente o sexo feminino e outras minorias.

Em suma, esse estudo torna possível o entendimento dessas desigualdades como um fenômeno complexo, influenciado por múltiplas estruturas sociais e culturais, e nos ajuda a constatar formas de lutar contra tal problemática e promover uma sociedade mais igualitária.

Julia Bueno Pinheiro - 1° Ano Direito (Noturno)
RA: 231223137 

Nenhum comentário:

Postar um comentário