segunda-feira, 27 de março de 2023

A penetração do fenômeno social jurídico na visão particular do indivíduo

 

Aristoteles definiu o “homem” como um animal político, mas o que isso quer dizer?

Significa que tal espécie foi feita para viver em sociedade, tendo em sua existência particular um grande influência da organização social em que vive, tanto nos acontecimentos, quanto na forma de enxerga-los.

Exemplo forte de tal fenômeno são as situações de injustiça que ocorrem na vida cotidiana, como crimes e a forma de encara-los, usualmente em busca de justiça. Nesse ponto há uma forte  influência das ciências jurídicas na compreensão individual da realidade, havendo assim o exercício do conceito de Mills, imaginação sociológica, que é a conexão do indivíduos de suas experiências particulares para os acontecimentos gerais da sociedade.

Assim sendo ,o Direito ajuda a interpretar o mundo perante impasses e injustiças que geram nos particulares uma duvida do geral que é “ O que é justo em tal situação?”. Tal duvida não tem resposta definitiva e depende do contexto social e jurídico em que cada indivíduo está inserido ,sendo assim , tal incógnita não apenas auxiliada pelo Direito mas uma motivadora filosófica deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário