segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A ADPF 54 aos olhos de Bourdieu

 Num contexto atual vemos diversos meios se interligando dentro da política, a democracia possibilita que diversas pessoas de gênero, origem e idades se candidatem e tomem decisões representando todo o povo.Deste modo,com tantas visões é de se esperar um alto conflito a cada lei descrita e votada e com a ADPF 54 não seria diferente.

Permitido a interrupção da gravidez da mulher em caso de feto anencéfalo um avanço considerável aos direitos reprodutivos e autonomia da mulher, numa visão do sociólogo Bordieu podem ser visto como a forma sistêmica que o meio jurídico se desenvolve. Os diversos fatores e valores influenciam nas decisões polemicas tomadas pelo judiciário, num "espaço dos possíveis" as duas vertentes do direito a vida e o direito da mulher batalham, a corte procura se manter neutra em suas decisões e procura justiça entre valores.

Bourdieu dependendo de como sua teoria for posicionada na análise da ADPF 54 pode defender ambos os lados ,de modo que sua teria explica toda a dinâmica envolvida na tomada das decisões.



Fernanda Tiemi, direito matutino 1 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário