Para Max Weber, o poder abarca uma relação de extrema complexidade uma vez que este está intrínseco em todas as relações do corpo social, colocando também a denominação de que ser dominado representa nada mais do que uma aceitação do modo/condução da vida proveniente da sociedade. Sendo assim o Direito vai surgir como uma expressão da racionalização deste poder e da dominação dado que o capitalismo não teria condições materiais suficientes para se desenvolver sem que estivessem presentes estas expressões.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
segunda-feira, 4 de julho de 2022
O Poder Dominante na Sociedade Mundial
Dito isto, é possível associar que o direito, para o sociólogo, nada mais é do que uma representação do tipo ideal de conduta em que o poder dominador da comunidade deseja para o controle de pessoas (jurídicas e físicas) dentro do ambiente em que as mesmas estão alocadas. Contudo, essa vontade exercida por este poder dominante mencionado seria justa e coerente em todos os momentos?
Dado que 10% dos mais ricos no mundo ganham 52% da renda mundial, de acordo com a BBC, e mais de 41 milhões de pessoas estão inclusas em situação de extrema pobreza, segundo o Programa Alimentar Mundial em 2021, é notável que este recurso metodológico de tipo ideal para se encontrar uma verdade científica, dado como algo que teria a probabilidade de ser, não é amplo o bastante para colocar na efetivamente as condutas e normas que realmente consigam manter um controle social dentro da sociedade em que estas pessoas estão inseridas. O que nos gera a reflexão acerca da atuação de todo o corpo social dentro desta disputa de vontades que o poder exerce, tendo em vista as demasiadas desigualdades e injustiças que abrangem todo o globo terrestre.
Melissa Banin -- 1º Ano (Noturno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário