segunda-feira, 13 de junho de 2022

    O processo de se tornar e estar em nosso mundo é um todo sem fim, materialmente unificado. Esse processo evolutivo pode ser dividido em duas seções de acordo com sua ordem de surgimento e seu nível de desenvolvimento. O primeiro período compreende o desenvolvimento do universo físico desde seus primórdios observáveis ​​até o advento dos primeiros humanos. De acordo com os últimos cálculos hipotéticos, essa evolução cósmica levou pelo menos vinte bilhões de anos.

    O segundo período abrange as origens e o crescimento de nossa espécie desde o ponto em que nossos progenitores primatas se formaram do estado animal até o presente. Este processo de humanização durou quase dois milhões de anos.

    As ciências naturais da astrofísica e geologia à biologia e zoologia lidam com um ou outro setor da evolução do mundo material à parte da existência social da humanidade. As ciências sociais desde a arqueologia e a antropologia até a economia política e a história têm como objeto de investigação um ou outro dos aspectos da vida social decorrentes das atividades dos seres humanos.

    A sociologia é uma das ciências sociais. Quais são suas características especiais e suas relações com outros ramos da investigação social?      

    Outras ciências sociais, como arqueologia, economia, demografia, direito, linguística, psicologia, lógica, estudam aspectos especiais e áreas restritas da atividade e realização humana. A linguística, por exemplo, lida apenas com os fenômenos da fala humana e seus elementos estruturais. Essas ciências que buscam descobrir as leis de um domínio delimitado da vida social têm necessariamente um caráter estreito e unilateral.

    Mas a sociedade não é realmente dividida em domínios completamente separados uns dos outros, nem seu desenvolvimento é dividido em etapas absolutamente desconexas. A vida humana se desenvolveu continuamente desde suas origens até o presente. Cada etapa da história humana e sua organização social tiveram uma constituição integrada, dependendo de seu modo de produção e de seu lugar apropriado na sequência do processo histórico.

    A sociologia é aquele ramo do conhecimento científico que investiga a evolução da sociedade em sua totalidade e o conteúdo da vida social em sua plenitude. Ele se esforça para descobrir as leis que governam o progresso da vida social desde a forma mais primitiva e simples de organização social até suas estruturas mais complexas e maduras.

    Tanto as leis da natureza quanto as leis da sociedade são de caráter histórico, uma vez que são extraídas de fenômenos engajados em constante mudança. Mas os fenômenos sociais são qualitativamente diferentes dos eventos puramente naturais dos quais se originaram e nos quais permanecem enraizados. Os fatos sociais são produzidos por nossa espécie, que obtém seus meios de existência de maneira única através do trabalho cooperativo. As atividades de produção do homem e seus resultados conferem às leis do desenvolvimento social características distintamente diferentes daquelas que regem os demais seres vivos.

    As leis da evolução social conservaram certos traços em comum com as leis da evolução orgânica, pois até agora elas operaram sem direção ou controle coletivo consciente. É por isso que Marx considerava “a evolução da formação econômica da sociedade “como um processo da história natural. Mas as características dominantes do processo histórico social são fundamentalmente diferentes daquelas que prevalecem no resto da realidade.

    O amplo escopo e objetivos da sociologia a tornam a mais geral das ciências sociais. Procura sintetizar as descobertas do resto das ciências sociais em uma concepção abrangente da dinâmica do processo histórico.

    A sociologia desempenha um papel em relação às ciências sociais comparável à cosmologia científica, que explica de forma abrangente a evolução do universo físico, ou biologia sintética, que visa fornecer uma imagem coerente de todo o reino da matéria viva.

    Na medida em que a sociologia consegue compreender as leis do desenvolvimento humano, fornece às outras ciências sociais um método geral de investigação que pode servir de guia para seus estudos mais especializados. Há uma interdependência inquebrável e uma interação constante entre a sociologia e os departamentos mais especializados das ciências sociais, cada um com sua relativa autonomia. Os dados fornecidos por eles, por sua vez, enriquecem e ampliam as ideias e o método da sociologia à medida que ela cresce.

DIREITO DIURNO 

RA : 221225595


Nenhum comentário:

Postar um comentário