segunda-feira, 20 de junho de 2022

Da terra para o céu

 A saber, Marx e Engels em sua tese sobre materialismo histórico e dialético, pontuavam o rompimento de tradições idealistas que tinham como priori o egresso do plano ideal à implementação na sociedade. Sob esse viés, os filósofos interpretavam que a organização social filosófica era pautada a partir do ideal, ignorando a realidade destituída. 

Assim, em oposição a essa ideia, Marx e Engels elaboraram uma teoria que tinha como ponto de partida a realidade Alemã, na qual reconhecia a triste realidade e notava a partir dela uma possível solução.

Analogamente, o contexto brasileiro atual se enquadra nas criticas de Marx e Engels. A legislação brasileira atual, parte dos céus para a terra, isto é, são baseadas em ideias, que estipulam normas visando a utopia de um mundo perfeito, em contrapartida, a realidade condena um cenário totalmente distante do que é estipulado nas leis, onde mesmo que com a igualdade formal, essas garantias e essa equidade não chega na população brasileira.

Nesse contexto, encontra-se justamente a critica de Marx e Engels, para eles é necessário traçar uma tese partindo do real, não ao contrario. O mundo é o que é, não o que deveria ser, assim é essencial tomar atitudes baseadas nesse pretexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário