domingo, 22 de maio de 2022

Durkheim sob um novo ponto de vista

 

Durkheim sob um novo ponto de vista

Muitas frases populares, apesar de não serem de Durkheim poderiam ter sido facilmente escritas por ele, pois se encaixam totalmente em suas teorias. Sob esse viés,  veremos dois exemplos de frases conhecidas que representam a visão do filósofo sobre a sociedade.

“Diga-me quem tu andas que direi quem és”. A sociedade se organiza em grupos, aqueles que têm as mesmas ideologias se reúnem entre si, esses grupos têm suas próprias normas e função, assim, dentro deles é esperado certo comportamento e tudo que foge disso é repelido e estranhado. Por exemplo, em uma  comunidade religiosa um dos princípios é as vestimentas, essas devem sem mais “comportadas “, sem mostrar muito o corpo. Caso alguém que seja parte desse ambiente use uma roupa curta, teria uma reação geral de espanto e essas pessoas excluíram esse  estranho . Cada instituição além de normas possui uma função, como se fosse um organismo do corpo humano, cada um tem sua função e esses devem viver em harmonia entre si. Em suma, sua tribo é uma forma de saber seus princípios e suas filosofias de vida, você anda com aqueles que se identifica e age conforme as normalidades desse ambiente.

“Nada se cria, tudo se transforma”. Não existe o individuo tudo que alguém é deriva dos lugares que ela frequenta e pessoas que ela convive. Nada é novo, tudo é apenas uma projeção do coletivo de coisas que já existem, os pensamentos, as escolhas e o estilo de vida, até mesmo o suicídio de alguém não diz respeito somente a ela e sim a todo contexto que esse cidadão está inserido, até as mudanças sociais derivam de ideias já existente que ganham mais força em determinado contexto para manter o equilíbrio.  Nessa perspectiva, como tudo é ligado ao coletivo, um crime cometido não serve para punir somente o criminoso, e sim para alertar a todos as possíveis consequências de infringir uma norma, contudo dependendo do crime também pode ser visto um instrumento de mudança social, por exemplo, por muito tempo ser LGBTQIA+ era crime, devido a muitas intervenções e manifestações hoje não só não é mais crime como também é crime a homofobia. Desse modo, há transformações na sociedade e assim ela vai evoluindo.  

 

 JULIA LEMES, 1°ANO NOTURNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário