quinta-feira, 5 de maio de 2022

A influência de Durkheim no cientificismo moderno

 Conforme o escritor e físico Wolfgang Smith, a modernidade se constitui de uma sociedade baseada na ciência. Isto é, as estruturas de organização social se fundamentam, seja nas descobertas tecnologias, seja nas ferramentas utilizadas no dia a dia, em ciências como a matemática, física ou biologia. Isso ocorre devido a uma ideologia que Smith denomina como "cientificismo".

Nesse sentido, o considerado um dos pais da sociologia, Émile Durkheim, durante o final do século XIX e início do século XX, teve influência sobremaneira na construção de uma cientificidade da sociologia. Essa tese, que serviu de base para, posteriormente, surgir o cientificismo de que Wolfgang Smith fala, se constitui em não ir das ideias para as coisas, e sim das coisas para as ideias. 


Dessa forma, o sociólogo francês, partindo de seu contexto da academia europeia, cria o conceito de fato social, ou seja, as maneiras de agir suscetíveis a exercer no indivíduo uma coerção exterior. 

Portanto, esses conceitos, tanto de fato social, como coisa, quanto de colocar a sociologia a partir das coisas para as ideias, e não contrário, influenciaram a tese do cientificismo moderno que, posteriormente, foi alertado por Wolfgang Smith em suas obras.

Cauan Eduardo Elias Schettini - Turma XXXIX - Direito matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário