segunda-feira, 25 de abril de 2022

Preconceito


O francês Auguste Comte é considerado o fundador da filosofia positivista. Ele acreditava que a história caminhava de forma evoluída a um determinado fim. Existiam 3 fases da história segundo Comte: (teológica, metafísica e positiva, ou seja, explicações dadas pela religião, filosofia e ciência).

O pensamento positivista seria baseado única e exclusivamente pela ciência, um pensamento que não erra, pragmático e técnico. Essa etapa positivista incluía o domínio da ciência e indústria, expulsão dos políticos metafísicos, ditadura republicana tecnocrática e ensino laico, público, gratuito e universal.

Hoje contestamos essa ideia, não associamos a religião ao atraso, associamos dogmatismo à ciência e que a ciência não é tão exata como pensávamos. Entretanto, essa visão de progresso eurocêntrica traz a ideia de que a Europa era um modelo a ser seguido. Ficar cada vez mais parecido com os países colonizadores. Um valor muito forte trazido pelo positivismo é a ideia de classificação entre sociedades evoluídas e atrasadas, o que justificou o imperialismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário