segunda-feira, 25 de abril de 2022

Positivismo na Sociedade Brasileira

   O Positivismo vem do séc. XVIII, foi uma corrente revolucionária, pois pautava suas ideias em fatos e teorias racionais. No entanto, não explica, plenamente, a sociedade, já que utiliza de estudos atemporais e considera existente as leis sociais, que assim como as leis da natureza, regem o mundo independentemente do período histórico e lugar analisados. Dessa forma, essa corrente é falha, porque a sociedade muda constantemente e variavelmente dependendo de cada estado e comunidade.

   No Brasil, por exemplo, foi incrementado o ideal positivista, seu lema, "Ordem e Progresso", está na bandeira. Porém, é nítida a falta de organização na política, em que os poderes legislativo, executivo e judiciário se misturam corriqueiramente. Além disso, muitos brasileiros e brasileiras ainda colocam sua crença acima da ciência, o que é completamente errado segundo o Positivismo.

Portanto, essa corrente não pode ser aplicada em qualquer lugar e período, pois cada estado evolui diferente da Europa, que é a base desse estudo.


João Olavo de Miranda Vieira, Direito-Noturno, 1 semestre.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário