domingo, 24 de abril de 2022

Ordem e progresso ?

 

Apesar do nome e do lema aparentemente progressista, o positivismo na realidade não se enquadra nessa característica. Inaugurado por Augusto Comte, o movimento prega que a ciência é um recurso para o progresso da sociedade, pois segundo ele o “o espírito positivo é mais apto que o espírito teológico-metafísico”, ou seja, o positivismo representa a superação da exclusividade da estática (ordem) regida pelo domínio teológico. Além disso, o positivismo busca leis invariáveis da natureza sem muita análise profunda.

 A famosa frase da bandeira do Brasil “ordem e progresso” deriva dessa época, porém apesar de interpretações erradas, não representa uma visão revolucionária. O positivismo representa o conservadorismo, predominando a visão de que as coisas devem se manter da forma que sempre foram de acordo com a ética e a moral, embora não vinculadas à visão cristã. Outro ponto dessa filosofia é o amor à sociedade, no sentido de que a sociedade é mais importante que o indivíduo e que o cidadão deve sacrificar suas vontades e suas crenças para manter a sociedade funcionando em ordem, sem intervenção de ideias revolucionárias. Essa linha de pensamento representa a atual situação do Brasil, a solidariedade social, de viver em razão dos padrões da sociedade e condenar tudo que saia disso.

Portanto, o Brasil atual mantém esse pensamento de conservar os velhos costumes da sociedade e critica as condutas que fogem do padrão, taxando de promíscuas e rebeldes as pessoas que não seguem essa filosofia, mesmo que muitas vezes apenas reivindiquem seus direitos. Nesse sentido, uma vez que comportem dessa maneira, a sociedade sai de seu “eixo” natural, rompendo assim com o progresso, no sentido de estar em um movimento contínuo, porém nunca para frente e sim como se fosse um ciclo. Em suma, para Augusto Comte devemos continuar com as mesmas posturas reacionárias para evitar uma desestabilização da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário