segunda-feira, 4 de abril de 2022

O Ciclo do Conhecimento

    A sociedade está em constante evolução e, sempre esteve. Entretanto, houve momentos de pouco desenvolvimento e outros de grande desenvolvimento. levando isso em conta, a corrente iluminista representou um momento revolucionário na ciência e no conhecimento. Isso ocorreu, porque grandes filósofos começaram a propor mudanças no senso comum que reinava já havia muito tempo, Descartes e Bacon são alguns deles, esses dois foram precursores de bases epistemológicas presentes até os dias de hoje.

   Descartes prezava muito pela racionalidade e, destacava que era isso o diferencial entre os seres humanos e os animais. Assim sendo, ele fundou um método científico essencial para o desenvolvimento do conhecimento e aprimoramento de técnicas. Dessa forma, as pessoas começaram a dominar a natureza com mais facilidade, usando-a para o bem da humanidade, o que segundo Bacon é uma guerra, pois lutamos contra a natureza, na tentativa de vivermos melhor.

   Mesmo divergindo em alguns fatores, Bacon também prezava pela racionalidade e, pela batalha contra o senso comum. Porém, depois de todos esses anos, a população tirou de contexto esses ideais iluministas e, acabam usando deles para propor verdades universais, sem dar espaço para opiniões contrárias e, quem sabe, revolucionárias.

   Portanto, houve uma certa regressão no modo de se pensar, já que, o negacionismo e a universalidade substituíram a inovação e o desenvolvimento científico.


João Olavo de Miranda Vieira- 1º Ano, Direito- noturno.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário